Campus Mobile inscreve projetos para telefonia móvel com foco em transformação social

Concurso de inovação e empreendedorismo do Instituto Claro com apoio da Escola Politécnica e do Inova USP tem o objetivo de fomentar a criação de soluções mobile voltadas para o impacto social; vencedores ganharão uma experiência no Vale do Silício

Estudantes, mulher, negra olhando uma imagem de tela de celular com símbolos de aplicativos saindo da tela

Melissa Santos, participante da 12ª edição do Campus Mobile – Foto: Divulgação/Instituto Claro

Concurso de inovação e empreendedorismo, com foco em transformação social, a 13ª edição do Campus Mobile tem inscrições abertas até o dia 10 de novembro para jovens de todo o Brasil que tenham interesse em desenvolver projetos que resolvam problemas sociais por meio de soluções pensadas especialmente para telefonia móvel. A iniciativa é promovida pelo Instituto Claro, com apoio do beOn Claro, hub de inovação da companhia, da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, da Escola Politécnica (Poli) da USP e do Centro de Inovação da USP (Inova USP). As inscrições e todos os detalhes do regulamento estão disponíveis no site do concurso neste link.

O Campus Mobile busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. Os vencedores serão premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos; local conhecido como principal polo de tecnologia mundial.

Ao todo, são seis categorias disponíveis para estudantes ou recém-formados inscreverem suas ideias: Diversidade, Educação, Entretenimento, Green Tech & Agtech, Saúde e Smart Cities. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em cursos de graduação, mestrado, doutorado ou ter se formado em um desses níveis entre os anos de 2023 e 2024. Os inscritos podem escolher participar de forma individual ou com equipes de até três pessoas, todas maiores de 18 anos.

Passos para participação no concurso – Foto: Divulgação/Instituto Claro

Após o período de seleção das inscrições, as equipes passam pela fase preparatória, que conta com oficinas, palestras e consultorias com os times de profissionais que ficam à disposição para auxiliar os “mobilianos” (nome dado aos participantes do Campus Mobile) no processo de desenvolvimento das soluções propostas. Em seguida, participam da semana imersiva, ciclo de aprendizagem e aperfeiçoamento que ocorre no Inova USP e na sede da Claro, em São Paulo. Os projetos escolhidos nesta fase seguem para etapa de finalização dos protótipos, na qual os estudantes aplicam o conhecimento adquirido para aprimorar as soluções, com o objetivo de apresentar à banca final em maio.

Confira o projeto Fila Digital, vencedor da 9ª edição do Campus Mobile, na categoria Smart Cities:

Para saber mais sobre o concurso e fazer a inscrição, clique aqui.

Por Jornal da USP – Com informações da Assessoria de Imprensa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico

VEJA TAMBÉM ...