Com sede em São Carlos, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) atua como um centro de pesquisa que difunde o uso das ciências matemáticas como um recurso industrial
Você sabe o que o gerenciamento de tráfego rodoviário, o desenvolvimento de novos tipos de vidro, o funcionamento das bolsas de valores, a modelagem de reservatórios de petróleo do pré-sal e a tecnologia da tomografia computadorizada têm em comum? Todos podem ser compreendidos e aprimorados pela matemática. Mais especificamente, pela vertente conhecida como matemática aplicada.
Em São Carlos, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) volta sua atenção para as mais diferentes áreas que podem ser auxiliadas pelo conhecimento matemático.
Desde 2011, o CeMEAI atua como um centro de pesquisa que difunde o uso das ciências matemáticas como um recurso industrial. Partindo de um ambiente interdisciplinar, o grupo promove tanto a transferência de tecnologia, quanto a educação e difusão do conhecimento para as aplicações industriais e governamentais.
Mas educar sobre o lado aplicado de uma ciência como a matemática nem sempre é um trabalho fácil. Para o coordenador do centro, o professor José Alberto Cuminato, é preciso reforçar que a área não deve existir apenas na academia. “Se você olha para a física, por exemplo, ela tem sua parte acadêmica, mas tem a parte que se relaciona com o mundo. A matemática sofre porque a maioria dos brasileiros acredita que ela seja muito árida, algo que existe apenas do ponto de vista intelectual, e isso não é verdade”, pontua.
De acordo com o professor, a matemática é baseada em três premissas: a pesquisa, a educação e as aplicações. “Em física e química essas três pernas são evidentes para leigos. Na matemática, isso não é tão evidente”. Para Cuminato, isso explica por que no Brasil a área seja menos difundida. “Temos problemas de educação com professores nos níveis básicos, mas (além disso) a relação com o setor produtivo é mais fraca no nosso meio.”
Teoria abstrata e resultados práticos
A matemática aplicada é uma área que, como o próprio nome pressupõe, trata da aplicação do conhecimento matemático a outros domínios. Embora ela tenha sido originalmente associada às ciências naturais e à engenharia, desde a Segunda Guerra Mundial ela tem aparecido em campos tão diversos quanto a sociologia e a neurociência.
Quando foi concebido, o CeMEAI tinha como missão fornecer recursos e mecanismos para conectar cientistas, engenheiros, matemáticos e especialistas em computação, a fim de enfrentar os atuais desafios científicos e tecnológicos. A ideia era também formar profissionais de alto nível e desenvolver novas técnicas que poderiam ser exploradas em benefício da sociedade.
Criado formalmente como um Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), o CeMEAI evoluiu de um grupo que começou reunindo professores da USP, em São Carlos, para um centro interdisciplinar que aglomera pesquisadores de diversas outras universidades, como a Unicamp, a Unesp e a UFSCar.
Em 2013, o grupo se tornou parte da rede de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), apoiados pela Fapesp. Para o professor, a parceria foi essencial para o crescimento do CeMEAI. Foi a partir desse aporte que os pesquisadores puderam de fato começar a trabalhar conjuntamente com grandes instituições como a Petrobras, a FGV, a Companhia Paranaense de Energia, entre diversas outras.
“Temos vários docentes atuando em projetos que promovem a interação com a indústria”, explica ele ao exemplificar que, no futuro, essa interação será cada vez mais necessária em áreas como a Inteligência Artificial.
Mas o que as ciências matemáticas têm a ver com a Inteligência Artificial?
“Tomamos sempre o cuidado de chamar o centro de: ciências matemáticas, porque as ciências matemáticas incluem a estatística e a computação, então essa é uma área intrinsecamente interdisciplinar”, revela o professor, lembrando que “hoje, a Inteligência Artificial é muito requisitada pela indústria e precisamos ter pessoas especializadas atuando nisso”, pontua. Reunindo o conhecimento de matemática, estatística e computação, o professor explica que o CeMEAI é o lugar ideal para se estudar assuntos como a Inteligência Artificial, que nada mais é do que um consórcio dessas três áreas.