Em sessão aberta da Congregação, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP entregou nesta segunda-feira, 7 de maio, o Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa – 2016, ao Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza. A menção honrosa foi entregue pela Presidente da Comissão de Pesquisa, professora Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, aos professores Sérgio Antonio Spinola Machado (segundo classificado), Elisabete Moreira Assaf e Edson Antonio Ticianelli (que compartilharam a terceira posição). Todos os contemplados agradeceram a contribuição dos demais membros dos respectivos grupos de pesquisa.
O Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa foi instituído em 2011 pela Congregação, com a finalidade de homenagear anualmente docentes da unidade que se destacaram por artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, levando em consideração o índice de impacto.
O Diretor do IQSC, professor Germano Tremiliosi Filho, explicou que as publicações liberam os índices de impacto de um ano somente no segundo semestre do ano seguinte, ocasião em que a Comissão de Pesquisa apura o resultado através da somatória dos valores do índice de impacto dos periódicos onde houve publicação. “A partir de setembro, terá início o cálculo do Prêmio correspondente a 2017”, afirmou.
Após a premiação o professor Marcos Lanza proferiu a palestra Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais, traçando uma retrospectiva da criação do grupo e falou das interações do grupo com docentes da unidade, do Brasil e também do exterior e do novo projeto de divulgação científica abraçado pelo grupo. Destacou o apoio das agências de fomento, em especial a FAPESP, “fundamentais para que o grupo alavancasse a produção”, afirmou. “O prêmio é do grupo e de todos os seus integrantes”, complementou.
Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)