No dia 30 de setembro o pesquisador André Leirner vai ministrar a palestra Desenvolvendo tecnologia para a participação social: dilemas e perspectivas de um percurso experimental no Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos (IEA-USP). O evento integra o Ciclo ACT>, conjunto de palestras mensais sobre assuntos que envolvem arte, ciência, tecnologia e suas interconexões. A palestra será online, a partir das 17h, com transmissão pelo youtube. O evento também é aberto ao público que deseje assistir à transmissão na Sala de Projetos do IEA junto com o Grupo de Pesquisa ACT>, responsável pelo evento.
A apresentação faz uma reflexão sobre a mudança que o conceito de participação social tem passado nos últimos anos. Essa mudança decorre tanto do surgimento de tecnologias de comunicação dialógica em larga escala quanto da emergência de ciborgues, arranjos sociotécnicos humano-máquina híbridos, alimentados por múltiplas subjetividades e instrumentalizados por agentes dotados de Inteligência Artificial. No centro desse debate, de disputa pela memória da cultura e seus processos de construção epistêmica, os próprios conceitos de participação social e democracia são postos em cheque.
Nesse contexto de institucionalização algorítmica pode a democracia ser reconceitualizada e pensada como um arranjo sociotécnico humano-máquina híbrido, de interação livre e dotado de relações democraticamente justas?
Para explorar esse debate André Leirner irá compartilhar sua experiência como arquiteto de sistemas de tecnologia e informação em projetos desenvolvidos no decorrer de seu percurso profissional. Contará também sobre como modelos de inteligência coletiva, inseridos no contexto da ciência pós-normal, podem eventualmente funcionar como pontos de resistência, protegendo subjetividades, fomentando a diversidade e a resiliência socioambiental.
André Leirner é especialista em fortalecimento institucional e gestão da informação aplicada a políticas públicas. Arquiteto formado pela USP, possui mestrado em Organizações Socioespaciais pela Architectural Association de Londres e em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em seu percurso profissional trabalhou como consultor em tecnologia de informação em governo para agências multilaterais, tendo sido parte da equipe ganhadora do prêmio IF Design Awards em inovação de serviços públicos pela Federação Alemã da Indústria.
Como urbanista, ministrou aulas na Escola Nacional de Administração Pública, no INCT Intercity – Future Internet for Smart Cities (IME-USP), no Tribunal de Contas de São Paulo, e desenvolveu curso EAD em mobilidade urbana para transição energética para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Foi ainda membro do Grupo de Trabalho Participação e Território, da Secretaria Nacional de Participação Social do atual governo.
Atualmente realiza pesquisa no Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva (NDAC), que reúne pesquisadores dedicados ao estudo dos atores sociais, dos papéis de mediação política por eles desempenhados e de suas interações com os agentes estatais. Faz parte ainda do Understanding Artificial Intelligence (UAI), grupo multidisciplinar do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) que pesquisa e seleciona informação de qualidade para promover uma Inteligência Artificial inclusiva, diversa e ética, que beneficie toda a sociedade.
O evento é uma oportunidade para o público compreender como a tecnologia pode ser um recurso importante para a participação social e desenvolvimento de políticas públicas mais plurais e inclusivas.
Mais informações:
ieasc@sc.usp.br | (16)3373-9177
Transmissão: www.youtube.com/@iea.polosaocarlos