Programação do segundo semestre terá apresentações artísticas e debates científicos abertos ao público

A USP retoma, no dia 13 de agosto, a série de encontros Colóquios na Reitoria, com um recital da violinista Eliane Tokeshi. O evento abre a programação do segundo semestre da série e será realizado no Espaço Integração & Memória, no 2º andar da Reitoria da USP, situada na Rua da Reitoria, 374, contando também com transmissão ao vivo pelo Canal USP no YouTube.
Com o tema Contemporaneidade e Tradição, o concerto propõe um diálogo entre obras do repertório clássico e peças inéditas de compositores brasileiros. A apresentação integra os resultados de uma pesquisa realizada por Eliane na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que teve como objetivo a criação de novas peças para violino solo a partir de obras do repertório tradicional.
“O programa selecionado para este concerto propõe contrapor algumas peças do repertório tradicional com obras encomendadas aos compositores brasileiros Cibelle Donza, Alexandre Lunsqui e Silvio Ferraz, com os quais trabalhei de forma colaborativa”, explica Eliane.
Segundo a violinista, as peças foram concebidas em diálogo com grandes nomes da música ocidental: “Ferraz espelha a obra de Bach, empregando escrita polifônica e acordes; Cibelle Donza, com o caráter programático da sua peça, inspira a busca por sonoridades nos efeitos de técnica estendida e ritmos nacionais, como a compositora polonesa Bacewicz; enquanto Lunsqui explora o gestual de um violino popular e descontraído da Renascença, semelhante à rabeca do brasileiro Guerra-Peixe. A performance das obras será intercalada com falas para enriquecer a escuta”.
Professora livre-docente do Departamento de Música da USP, Eliane Tokeshi desenvolve uma carreira multifacetada como solista, camerista e pedagoga. É bacharel pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e concluiu mestrado e doutorado nos Estados Unidos, respectivamente na Universidade de Boston e na Universidade Northwestern. Atuou como pesquisadora convidada no grupo de música experimental e eletrônica da Universidade do Texas e frequentemente participa de festivais e cursos na América Latina. É vencedora de diversos concursos e tem se dedicado à valorização do repertório brasileiro e contemporâneo, com participações em estreias e gravações de obras inéditas.
O ciclo Colóquios na Reitoria busca ampliar a interação da Universidade com a sociedade por meio de eventos gratuitos e abertos ao público. Os encontros abordam temas relevantes da atualidade, promovendo a discussão entre múltiplas áreas do conhecimento. Para o segundo semestre de 2025, a proposta é alternar temas científicos com atrações de cunho artístico e cultural.
“Desde a criação do Espaço USP Integração & Memória, a programação teve ótima receptividade por parte da comunidade USP. Com assuntos bastante diversos, sempre houve muito interesse nos eventos realizados, lotando a capacidade do local e trazendo pessoas de todos os perfis. Para o segundo semestre, pretendemos manter essa característica de temas e conteúdos bem variados, o que também reflete a pluralidade de saberes e competências que a USP abriga e oferece para a sociedade”, avalia o coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas, idealizador e um dos responsáveis pelo espaço.
Para participar presencialmente é necessário realizar inscrição por meio de formulário on-line, disponível neste link. No Canal USP do YouTube é possível assistir às transmissões ao vivo e às gravações dos eventos anteriores.
Programação
Recital Contemporaneidade e Tradição
Eliane Tokeshi, violino solo
Largo da Sonata BWV 1005 em Dó maior — J. S. Bach (1685–1750)
Adagio [3] — Silvio Ferraz (1959)
Capricho Polonês — Grazyna Bacewicz (1909–1969)
A Caipora — Cibelle Donza (1985)
Andantino do Concertino para violino — César Guerra-Peixe (1914–1993)
Go, Sound! — Alexandre Lunsqui (1969)
Por Michel Sitnik – Jornal da USP



