De agosto a novembro, os docentes da Universidade podem participar de diversas atividades voltadas para o aperfeiçoamento pedagógico e formação continuada

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Começaram nesta semana as atividades do segundo semestre do Ciclo de Desenvolvimento Profissional Docente 2025, que oferecerá colóquios, oficinas, rodas de conversa, palestras e cursos voltados para o aperfeiçoamento dos conhecimentos didático-pedagógicos dos docentes da USP.
As atividades serão realizadas entre os meses de agosto e novembro, no formato presencial, on-line ou híbrido. As propostas estão alinhadas em um dos três blocos temáticos da programação: Formação, estruturas curriculares e disciplinas; Fundamentos da educação e formação pedagógica; e Fundamentos do processo de ensino-aprendizagem.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
“As atividades do ciclo contemplam uma ampla gama de temas que refletem as demandas e os interesses do corpo docente, como avaliação de aprendizagem no ensino superior, avaliação de cursos de graduação, inteligência artificial aplicada ao ensino, educação inclusiva, aprendizagem ativa e colaborativa, letramento racial, formação pedagógica para novos docentes, uso do Moodle, entre outros. A oferta dessas 35 ações formativas demonstra não apenas o compromisso com a formação continuada de professoras e professores, mas também o engajamento de um expressivo grupo de colegas com as questões do ensino e com o compartilhamento de suas experiências”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira.
Alguns destaques da programação são a roda de conversa sobre Estratégias de aprendizagem ativa em disciplinas de engenharia, a oficina De Vilã a Aliada: Entendendo o Papel da IA no Processo de Aprendizagem e os workshops Como criar um curso de extensão em EAD e Práticas pedagógicas i5 do PRME ONU.

Adenilso da Silva Simão – Foto: Marcos Santos
O ciclo é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD), uma ação conjunta das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação.
O pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Adenilso Simão, ressalta que “as atividades da Semana Pedagógica, realizada no primeiro semestre, deixaram evidente o potencial colaborativo do nosso corpo docente, que ofertou de forma voluntária mais de 100 atividades para auxiliar colegas nas diversas dimensões da docência. De certa forma, as atividades desse ciclo do segundo semestre são frutos do sucesso da Semana Pedagógica. Os nossos docentes, novamente, se voluntariaram para oferecer uma gama rica de atividades, dessa vez de maneira mais distribuída ao longo do semestre”.
Os interessados podem consultar a programação geral e se inscrever nas atividades por meio da plataforma Moodle USP.
Espaço de Desenvolvimento Docente
Outra iniciativa voltada para o desenvolvimento profissional e a qualificação constante dos docentes da Universidade é o recém-criado Espaço de Desenvolvimento Docente (EDD).

Aluisio Augusto Cotrim Segurado, pró-reitor de Graduação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
“O Espaço de Desenvolvimento Docente, vinculado à Reitoria, institucionaliza a política de aperfeiçoamento e fortalecimento da profissão docente definida no PDPD, com a finalidade de implementar e acompanhar as atividades de formação didático-pedagógica nele desenvolvidas”, explica o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.
O Espaço deverá desenvolver atividades no âmbito do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, promover e articular os espaços de vivências de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento e apropriação de saberes e práticas pedagógicas, além de propor a interlocução com os colegiados institucionais e das unidades.
Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado, “o novo Espaço de Desenvolvimento Docente terá impacto direto na qualidade de orientação e treinamento dos pós-graduandos da USP, assim como na sua formação como docente”.
Valorizando a atividade docente
Lançado em 2023, o Programa de Desenvolvimento Profissional Docente é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação. Trata-se de uma política institucional de formação contínua que compreende os conhecimentos específicos das áreas de atuação, os conhecimentos das ciências da educação e os conhecimentos didático-metodológicos.
Entre as atividades que já foram promovidas pelo PDPD estão duas edições do Curso de Formação Pedagógica para Novos Docentes, orientações às unidades para acolhimento aos docentes ingressantes na carreira, o ciclo de palestras Vivenciando, uma oficina sobre o e-Disciplinas e quatro cursos de aperfeiçoamento. No começo do ano, também foi realizada a primeira Semana Pedagógica da USP, que ofertou atividades de desenvolvimento docente e atraiu mais de 1 mil professores. A participação nas atividades é formalmente reconhecida, considerada e valorizada nos processos de avaliação e progressão de carreira.
O programa conta com a colaboração de diversas unidades da USP, além de interação com instâncias que regem a carreira docente: a Câmara de Atividades Docentes (CAD) e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert).
Por Erika Yamamoto – Jornal da USP



