Colóquios IFSC: “Uma introdução à Teoria Geral da Relatividade”

Na próxima sexta-feira, 12 de maio, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, será realizada mais uma edição do Colóquios IFSC.

Segue abaixo o resumo do colóquio, que será ministrado pelo docente do IFSC, Eduardo Ernesto Castellano:

A Teoria Geral da Relatividade foi desenvolvida no fim da segunda década do século passado. Existiu por muito tempo a superstição de que a matemática da mesma era de uma dificuldade tal que poucos teriam acesso a ela e deixou de ser do interesse das principais correntes de pesquisa da época. Ela foi “ressuscitada” a partir da década de 1960, quando apareceram novas ferramentas e tecnologias (satélites, computadores etc.). Steve Weinberg (premio Nobel de Física) disse que hoje um aluno de pós graduação em teoria sabe mais sobre Relatividade Geral do que o próprio Einstein sabia. A matemática da mesma é um pouco fora do currículo normal do IFSC, mas não é nada que não possa ser estudado em um semestre para alunos de graduação. Neste colóquio só usaremos alguns resultados da mesma (sem demonstrar), suas predições (fascinantes) e sua verificação experimental. Nos últimos 10 minutos do colóquio, tempo mediante, daremos um “over view” da estrutura matemática da teoria.

O Colóquios IFSC é aberto ao público, e todos estão convidados a comparecer.

Para mais informações, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/

Por Assessoria de Comunicação do IFSC