Com mais de 8 mil vagas em cursos de graduação da USP, vestibular da Fuvest tem inscrições abertas

Para participar das provas de seleção, candidatos precisam se inscrever e pagar a taxa de R$ 211 até o dia 8 de outubro; outras 3 mil vagas serão disponibilizadas pelo processo seletivo Enem USP e pelo Provão Paulista

Praça do relógio, no campus da USP em São Paulo, visto do alto por imagem de drone; em destaque a Torre do Relógio, o prédio da administração central e algumas tendas da Feira USP e a Profissões, com pessoas circulando

Vestibular da Fuvest tem inscrições abertas para cursos em diversos campi; na foto, o campus da capital – Foto: Felipe Seriacopi / USP Imagens

Quem busca uma vaga na USP em 2025 tem no concurso vestibular da Fuvest o maior número de vagas oferecidas em cursos da Universidade: são 8.147 vagas de um total de 11.147 para ingresso no próximo ano. As inscrições para a prova começaram nesta segunda, dia 19 de agosto, e vão até o dia 8 de outubro, que também é o prazo para pagamento da taxa de R$ 211. O interessado precisa acessar o site da Fuvest para fazer a inscrição neste link.

Os candidatos poderão escolher entre mais de 180 cursos, divididos em três áreas do conhecimento, ciências biológicas, exatas e humanas, e distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa em sete cidades do Estado de São Paulo (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo).

O período para pedidos de redução da taxa já terminou e a lista de vestibulandos contemplados está disponível no site, na Área do Candidato. Os contemplados devem realizar a inscrição também no prazo estipulado.

Das vagas oferecidas para ingresso pela Fuvest, são 4.888 vagas para ampla concorrência, 2.053 vagas para pessoas egressas de escolas públicas e 1.206 vagas para pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas negras, de cor preta ou parda, e indígenas.

Outras três mil vagas em cursos da Universidade são distribuídas entre o processo de seleção Enem-USP (que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio), que geralmente acontece no mês de dezembro, e o Provão Paulista (avaliação seriada para estudantes de escolas municipais e estaduais da rede pública de São Paulo).

Guias temáticos

Para ajudar o vestibulando, a Fuvest disponibilizou quatro guias temáticos, divididos de acordo com as necessidades de cada momento do candidato no concurso, da escolha da carreira, inscrição no vestibular, procedimentos durante a prova, até a matrícula. Os guias estão disponíveis para download gratuito no formato PDF e podem ser acessados pelos links: Guia de Inclusão (com informações sobre ações afirmativas e de condições específicas para a execução da prova do vestibular); Guia de Carreiras (dados sobre os cursos oferecidos pela USP e as carreiras para inscrição);  Guia de Jornada (com etapas da inscrição no vestibular até a matrícula no curso); e Guia de Provas (com informações sobre as provas da 1ª e da 2ª fase, além da prova de competências específicas).

A primeira fase, composta de uma prova de conhecimentos gerais e questões de múltipla escolha, será no dia 17 de novembro. A segunda fase, que inclui uma redação e prova de disciplinas específicas, será nos dias 15 e 16 de dezembro. Alguns cursos, como Música, que possuem provas de competências específicas, vão realizá-las nos dias 9 de dezembro e 9 de janeiro, dependendo da carreira.

Para saber mais sobre o vestibular da Fuvest, acesse a página do concurso em https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp. Para fazer a inscrição, cadastre-se neste link.

Para saber do calendário do Enem-USP, acompanhe a página neste link. Para ter informações do Provão Paulista, clique aqui.

Por Jornal da USP – Com informações da Assessoria de Imprensa da Fuvest