As Comissões de Inclusão e Pertencimento (CIPs) das Unidades do Campus USP de São Carlos (EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC) vão realizar, no próximo dia 21, palestras e oficinas sobre letramento racial.
As atividades são abertas a toda a comunidade, especialmente aos membros das CIPs, das assistências acadêmicas (assistentes, chefes de colegiados, de graduação e pós-graduação) e discentes de graduação e pós-graduação. As inscrições devem ser feitas nesta página.
Os interessados, de acordo com a disponibilidade, podem optar em participar do evento na parte da manhã ou na parte da tarde. Confira os horários:
Manhã:
8h30 às 9h30 – Palestra
9h30 às 10h – Intervalo
10h às 11h30 – Oficina de letramento
Tarde:
14h às 15h – Palestra
15h às 15h30 – Intervalo
15h30 às 17h – Oficina de letramento
Sobre o palestrante:
A palestra visa informar à comunidade acadêmica sobre os mecanismos de controle antifraude nos vestibulares, concursos públicos e processos seletivos organizados pela USP. Serão abordados temas como a composição étnico-racial da população brasileira, a complexidade das relações raciais no país e as boas práticas do trabalho referente à heteroidentificação.
Já a oficina pretende formar membros para compor as bancas de heteroidentificação. Além de ampliar as discussões na USP sobre a pauta da diversidade e da inclusão étnico-racial, a capacitação se propõe também a suprir eventual falta de conhecimento sobre a matéria, ou mesmo para garantir que a avaliação fenotípica esteja amparada por um método uniforme de conhecimento.