Como os metais atuam no funcionamento normal do organismo?

O organismo humano contém grande parte dos elementos químicos constantes na tabela periódica, dos quais destacamos os metais, que atuam como cofatores essenciais para um grande número de proteínas indispensáveis para o funcionamento normal e saudável do organismo.

No dia 15 de dezembro de 2016, às 9 horas, no anfiteatro A do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, a Sra. Fernanda Angélica Sala proferirá seminário onde abordará “Metais como cofatores essenciais para proteínas: seletividade e mecanismos de regulação”.  O seminário discutirá como a célula pode conter simultaneamente proteínas que requerem ligação aos metais mais ou menos competitivos da série de Irving-Williams, informa a palestrante.  Fernanda acrescenta “também serão discutidos outros aspectos relevantes ao tema como: elementos químicos essenciais e suas funções, abundância relativa e biodisponibilidade, mecanismos de regulação, toxicidade e distúrbios causados pelo acúmulo dos metais”.

O seminário é aberto a todos os interessados gratuitamente e integra as normas do Programa de Pós-Graduação do IQSC.

A palestrante

Fernanda Angélica Sala concluiu em 2012 a Licenciatura em Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP e em 2015 concluiu o mestrado em Química junto ao Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP.

Desenvolve seu doutorado na área de Química Orgânica e Biológica no IQSC-USP, sob orientação do Prof. Dr. Richard Charles Garratt, onde investiga interações proteína-proteína envolvidas na homeostase do cobre e doenças neurodegenerativas.  Fez estágio de doutorado na Universidade de Liverpool, Inglaterra, entre novembro de 2015 e outubro de 2016.

Seus temas de interesse em pesquisa são: expressão e purificação de proteínas, cristalografia de proteínas, espectroscopia de dicroísmo circular (CD) e ultracentrifugação analítica (AUC).

Seminário

15/12/2016, 9 horas, anfiteatro A do IQSC-USP