Concurso promovido pelo Centro de Preservação Cultural da USP, Casa de Dona Yayá, tem inscrições em cinco categorias e terá como prêmio vale-compras da Editora da USP
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, conhecido como Casa de Dona Yayá, promove o concurso fotográfico Imagens em Patrimônio, que tem por tema o patrimônio universitário da USP. A participação é livre e gratuita, aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos, com ou sem vínculo com a Universidade. As inscrições estão abertas e vão até o dia 1º de junho de 2023, por meio de formulário eletrônico que pode ser acessado neste link.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Flávia Brito do Nascimento, diretora do CPC, o concurso é uma forma de incentivar o contato com a Universidade, divulgar e valorizar a grande diversidade do patrimônio cultural material e imaterial presente nos campi e outras unidades da USP. Muito mais do que edifícios, monumentos e acervos, esse patrimônio está representado também na vida universitária, nos locais de convívio, nas tradições estudantis e mesmo nas salas de aula e laboratórios, onde acontece a prática acadêmica.
Como define a Carta Patrimonial da USP, elaborada pelo CPC: “Os bens culturais universitários incluem, mas não se limitam, às manifestações e referências culturais ligadas às práticas de ensino, pesquisa, extensão e à vida universitária, promovidas por estudantes, professores e funcionários da Universidade, bem como pela sociedade a ela externa, como festas, lugares, paisagens e celebrações; rotinas, práticas, modos de fazer, de criar e tradições acadêmicas; acervos de natureza arquivística, museológica e bibliográfica em suportes analógicos e digitais; espaços, sítios e conjuntos arquitetônicos e urbanísticos; lugares de memória e de consciência e paisagens; criações científicas, artísticas e tecnológicas”.
Assim, o concurso estabelece cinco categorias para inscrição: Celebrações, Formas de expressão, Lugares, Objetos e Edifícios e Saberes, nas modalidades Individual (uma foto) e Ensaio (2 a 3 fotos). As fotografias selecionadas vão compor uma exposição que será montada na Casa de Dona Yayá e serão divulgadas oportunamente em publicações e nas redes sociais.
Cada uma das cinco categorias contemplará uma fotografia ou um ensaio como vencedor, e cada vencedor receberá um vale-compra da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) no valor de R$ 500,00. O edital com todas as orientações sobre o concurso Imagens em Patrimônio está no site do CPC. Os interessados também poderão seguir o perfil@imagem_em_patrimonio, no Instagram, que vai publicar vários conteúdos especiais sobre o patrimônio cultural da USP.
Para fazer a inscrição no concurso clique aqui.
Por Jornal da USP – Com informações do CPC-USP, Casa de Dona Yayá