Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de outubro de 2018:
06 – TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE
All the President’s Men, EUA, 1976, Drama, 138 minutos
Direção: Alan J. Pakula
Elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden
Em 1972, meses antes da reeleição de Richard Nixon, representante do partido republicano e presidente dos EUA, cinco invasores são presos em flagrante tentando grampear telefones nos escritórios dos Democratas do complexo de edifícios Watergate. Porém, essa invasão que parecia ser apenas um crime comum e não ganharia tanta notoriedade na imprensa, acabou atingindo patamares que mudariam a esfera da política norte-americana. Nesse cenário, surgem dois repórteres investigativos do jornal Washington Post para acompanhar o caso: Carl Bernestein (Dustin Hoffman) que, com sua experiência, se junta a Robert Woodward (Robert Redford), um iniciante no ramo do jornalismo, para irem atrás das pistas que surgem durante as investigações.
Em certo momento, antes de terem noção da grandiosidade do que estavam lidando, uma fonte de grande importância entra na história para guiar a dupla de forma decisiva: Garganta Profunda, um informante misterioso que se encontra periodicamente com Woodward para lhe dar pistas sobre o caso. Logo eles descobrem que, o que parecia ser um simples assalto, era na verdade um escândalo de corrupção, espionagem e lavagem de dinheiro envolvendo o até então presidente dos EUA, a CIA e o FBI.
Tendo em mente a magnitude dos fatos com que estavam lidando, Robert e Carl entram em uma busca incessante para encontrar fontes oficiais e confiáveis que possibilitem a confirmação de tais informações para que, assim, possam publicar uma notícia digna de primeira página e que revele uma face obscura do governo norte-americano da época.
O filme, lançado em 1976, ganhador de 4 Oscars e inspirado no livro de mesmo nome lançado por Carl e Robert, ainda se mostra uma obra com críticas atuais, nos colocando na pele de alguém que trabalha com jornalismo investigativo de uma outra época, da qual se priorizava a confiança das informações e realidade dos fatos, diferentemente da atual mídia que, muitas vezes, valoriza apenas manchetes pouco preocupadas com a verdade.
Douglas Gomes Lima dos Santos
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Escândalo político
Contém: Temática adulta, violência
13 – NÃO HAVERÁ SESSÃO
20 – CHÁ COM MUSSOLINI
Tea with Mussolini, Itália/Reino Unido, 1999, Comédia Dramática, 116 minutos
Direção: Franco Zeffirelli
Elenco: Joan Plowright, Maggie Smith, Cher, Judi Dench, Lily Tomlin
Em uma Itália de 1935, onde o fascismo de Mussolini começa a ascender, um grupo de célebres senhoras inglesas, conhecidas como “The Scorpioni”, se encontram todas as tardes para tomar chá. Em meio a isso, a secretária do grupo, Mary, se vê na obrigação de adotar Luca Innocenti, tendo como missão, junto das outras mulheres, transformar o garoto em um “perfeito cavalheiro britânico”, dando ao menino lições que possibilitem o desenvolvimento do seu apreço pela arte.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, as cinco senhoras veem suas vidas mudando radicalmente por conta das hostilidades políticas contra os ingleses que vivem na Itália, presenciando a mudança da quietude de uma Florença à beira da guerra. Enquanto isso, o pai de Luca decide mandá-lo para Áustria para dar início aos seus estudos, até que este retorne em 1940 para a surpresa das inglesas, que agora vivem confinadas em um semi-presídio na ilusão de estarem sendo gentilmente hospedadas por Mussolini, que supostamente era amigo do falecido marido de uma delas. Luca logo começa a ajuda-las sem que elas saibam, servindo de mensageiro de Elsa Morganthal, uma milionária norte-americana que desperta o apego do menino ao compartilhar seu afeto pela arte.
Lançado em 1999, o filme explora a rebeldia adolescente de Luca, os conflitos vividos pelas inglesas morando em uma Itália totalitária e a ilusão amorosa da milionária americana que põem tudo a perder por uma paixão. O diretor traz, a partir um ângulo incomum, uma visão diferente sobre a Segunda Guerra: distante dos campos de batalha, onde pessoas revelam seu lado mais humano ao se ajudarem para superar seus problemas em meio a um conflito internacional.
Douglas Gomes Lima dos Santos
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Crime
Contém: Desvirtuamento de valores éticos
27 – O TESTAMENTO DO DR. MABUSE
Das Testament des Dr. Mabuse, Alemanha, 1933, Policial, 122 minutos
Direção: Fritz Lang
Elenco: Rudolf Klein-Rogge, Otto Wernicke, Gustav Diessl
Após passar dias escondido numa loja investigando uma conspiração criminosa, o ex detetive Hoffmeister é ferido por tiros ao tentar compartilhar uma informação preciosa com seu antigo superior, o inspetor Lohman. Este episódio culminou no desenvolvimento de uma esquizofrenia em Hoffmeister que o levaria ao mesmo hospício onde se encontra o Dr. Mabuse, um gênio do crime que se encontra em estado catatônico e passa seus dias escrevendo freneticamente. Kramm, um funcionário do hospício, ao ler estes escritos, é assassinado após descobrir que Mabuse pode ser mandante de uma série de crimes cometidos por uma gangue, o que leva Lohman a iniciar uma investigação para solucionar o caso.
Do outro lado da história, temos Thomas Kent, um dos membros da gangue que divide sua vida entre uma paixão por Lilli e as atividades criminosas do grupo. Movido por causa dos sentimentos pela jovem amada, Kent decide abandonar a gangue e informar à polícia sobre quadrilha e seus planos, entretanto, essa atitude acaba colocando o casal em perigo. Com o surgimento de novas pistas, a investigação de Lohman se intensifica e culminam na suspeita de alguém que se mostra obcecado por Mabuse e possuí relações com o sequestro do casal.
O longa foi lançado em 1933, na época em que Adolf Hitler ascendia ao poder do que se tornaria a Alemanha Nazista. Durante este período, o país passou por vários tipos de censura, ato característico de um regime totalitário, acarretando na proibição do filme em solo alemão. A obra faz parte da consagrada trilogia de Fritz Lang, importante diretor que se consolidou na fase expressionista do cinema alemão, refletindo em suas obras todas as angústias sofridas por uma Berlim pré-guerra.
Douglas Gomes Lima dos Santos
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Loucura
Contém: Inadequações e violência
O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772