Conheça a trajetória da professora que moldou a criação do MBA em IA e Big Data

Vice-coordenadora, professora Roseli Aparecida Francelin Romero transforma tecnologia em soluções para o avanço da sociedade

 

A professora Roseli Romero combina paixão pela ciência com o compromisso de inspirar novas gerações  | Foto: Reprodução

 

Aos 12 anos em Itirapina, interior de São Paulo, Roseli Aparecida Francelin Romero já demonstrava aptidão com os números e também em lecionar. Primeira aluna da classe, ela dava aulas particulares para ajudar colegas e, ainda na infância, descobriu na prática o poder transformador do conhecimento compartilhado. Atualmente, com uma trajetória marcada pela excelência acadêmica e pela contribuição à pesquisa em Robótica Social e Interação Humano-Robô, a primeira coordenadora do MBA em Inteligência Artificial e Big Data da USP São Carlos é reconhecida como uma das principais especialistas da área no Brasil. Foi Roseli que, em 2017, idealizou a Escola Avançada de Big Data e Inteligência Artificial, que depois serviu como alicerce para a criação, planejamento e desenvolvimento do MBA, o primeiro no Brasil que une as duas áreas da tecnologia.

A carreira da professora Roseli perpassa todas as áreas da tecnologia, com enfoque sempre na união entre pesquisa e ensino, os quais buscam transformar a tecnologia em ferramentas para melhorar a sociedade e instigar a evolução tecnológica para o futuro. “Com base na experiência acumulada, ampliamos o escopo e desenvolvemos um programa mais robusto, com maior carga horária e foco em atender às demandas emergentes da área”, explica a professora.