Conheça as possibilidades da Interseção entre IA, Clima e Arte com a artista Luiza Crosman em palestra realizada pelo IEA

No dia 20 de maio a artista Luiza Crosman ministrará a palestra Weather Premium – modelos como partitura no Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos (IEA-USP). O evento integra o Ciclo ACT> , conjunto de palestras mensais sobre assuntos que envolvem arte, ciência, tecnologia e suas interconexões. A palestra será online, a partir das 17h, com transmissão pelo YouTube. O evento também é aberto ao público que deseje assistir à transmissão na Sala de Projetos do IEA junto com o Grupo de Pesquisa ACT> ,  organizador do evento.

Luiza Crosman irá relatar sua experiência na criação do projeto artístico  “Weather Premium”, instalação visual e sonora realizada em 2024. Trata-se de um projeto interdisciplinar, concebido em parceria com Eduardo Castillo Vinuesa,  que explora a interação entre programas de modificação climática, tecnologias de simulação orientadas por IA e instrumentos financeiros conhecidos como derivativos climáticos.

Ao examinar criticamente como a inteligência artificial aprimora esses sistemas, o projeto revela um futuro em potencial no qual a mercantilização e o gerenciamento da atmosfera priorizam os interesses econômicos em detrimento do bem-estar ambiental. 

Luiza Crosman, nascida no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo. É artista e escritora. Seu trabalho percorre desenho, instalações, design especulativo, educação e dinâmicas institucionais, com especial interesse em metodologias infraestruturais. Explora os feedbacks entre formas de organização humana, novas tecnologias e sistemas globais e planetários. 

Foi pesquisadora no Strelka Institute – The Terraforming (Moscou, Rússia, 2020) e entre suas exposições e projetos, destacam-se: Ool – programa educativo para a CASA-ESCOLA (Casa do Povo, São Paulo, 2021); Open Ended Encounters (aarea, 2020); Open Skies (WIELS, Bruxelas, 2019); Afinidades afetivas (33ª Bienal de São Paulo, 2018).  E seus textos estão presentes em publicações como Passepartout Journal, TANK, Strelka Mag, Arts of the Working Classe Revista Poiesis.

O evento é uma oportunidade para o público compreender como a tecnologia e, em especial o uso da inteligência artificial, pode ser um recurso importante tanto para a concepção artística, quanto um material para análise crítica da situação socioambiental contemporânea.

Mais informações:

ieasc@sc.usp.br | (16) 3373-9177

VEJA TAMBÉM ...