Entre os dias 1, 3, 8 e 10 de agosto de 2023, membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) puderam acompanhar o curso de Capacitação em Saúde Mental do Trabalhador no Anfiteatro Armando Toshio Natsume.
Ministrado pelo psicólogo João Marcos Roldão, extensionista do serviço de apoio psicossocial Apoia USP, os quatro encontros foram dedicados a discussões e orientações sobre fatores de prazer e sofrimento nas atividades laborais, sintomas e determinantes sociais de adoecimento psíquico no trabalho, causas e formas de violência nas organizações, bem como vias de prevenção e acolhimento aos servidores em vulnerabilidade.
O curso, apresentado enquanto piloto para futura oferta ao público geral, foi proposto em meio às recentes mudanças na legislação reguladora das CIPAs. Em suma, torna-se responsabilidade das comissões participarem da fiscalização e acompanhamento de denúncias sobre assédio moral/sexual nas instituições. Juntamente a isso, buscou-se expandir o conceito de promoção à saúde dos(as) trabalhadores(as), trazendo ao debate novas demandas de bem-estar, respeito e inclusão no dia-a-dia de trabalho.
Segundo Maria Cecília Henrique Tavares Cavalheiro, representante da CIPA da PUSP-SC, o curso “foi muito bem pensado e apresentado e nos mostrou como a CIPA irá atuar agora”, lembrando que, a partir de setembro de 2022, ela passou a se chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. “Esse curso, com certeza, deverá ter outras edições abertas a todos os funcionários do campus, pois foi de grande importância para mostrar como podemos identificar possíveis práticas nocivas à saúde mental do trabalhador. O Apoia USP está de parabéns pelo curso oferecido”, finaliza.