Estudantes da USP podem fazer inscrição a partir do dia 20 de maio para o processo seletivo do curso; evento vai explicar como funciona a graduação
Desvendar seres vivos em outros planetas a partir da Terra. Usar matemática e computação para entender como aprendemos e colaboramos. Pesquisar a química envolvida no nosso corpo e em remédios. Essas são algumas das possibilidades de estudo para quem deseja ingressar no Curso de Ciências Moleculares (CCM) da USP.
Alunos matriculados em qualquer curso da USP podem concorrer a uma vaga no CCM, as inscrições se iniciam no dia 20 de maio, ficam abertas até o dia 20 de junho e podem ser realizadas no site do curso neste link. Um evento de divulgação com professores, alunos e ex-alunos ocorrerá na mesma data de início das inscrições, às 14 horas, no auditório do primeiro andar do prédio do Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP. O vídeo ficará disponível no Canal do CCM no Youtube.
A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: a primeira com uma prova escrita na modalidade on-line, no dia 25 de junho, e a segunda com uma dinâmica de grupo presencial do dia 1º a 5 de agosto, em local a ser definido. Serão selecionados até 30 alunos.
Ciência, diversidade e inovação para solução de desafios
O Curso de Ciências Moleculares da USP é oferecido desde 1991, criado a partir da Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com o InovaUSP. Sua origem está ligada à necessidade de aproximar as diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de fortalecer a ciência e tecnologia na descoberta de saberes inovadores e resolutivos.
Os futuros alunos terão uma grade curricular ampla separada em dois ciclos. Nos quatro primeiros semestres, disciplinas das áreas de matemática, computação, física, química e biologia serão fornecidas de forma integrada. Já nos quatro últimos semestres, os estudantes poderão utilizar o conhecimento conquistado para realizarem um projeto de pesquisa em um campo de interesse, podendo realizar matérias de qualquer instituto da USP.
Em um ambiente de ensino, pesquisa e empreendedorismo, o InovaUSP oferece biblioteca, infraestrutura de computação e interação com importantes empresas e fundações como o Instituto Pasteur e o Center for Artificial Inteligence, entre outros. O resultado é a construção de carreiras acadêmicas e inserção no mercado de trabalho em companhias que oferecem produtos e serviços inéditos. Além da formação em CCM, ao final do curso, é possível retornar à graduação original e obter um segundo diploma.
Processo seletivo
A primeira fase será uma prova composta de uma redação e de questões abertas em formato on-line, no dia 25 de junho. As perguntas envolverão conhecimentos de matemática, química, física, biologia e inglês com o objetivo de testar as habilidades de raciocínio científico, argumentação e criatividade.
A segunda fase, que ocorrerá do dia 1º a 5 de agosto, terá uma dinâmica em grupo com questões amplas e aprofundadas sobre as diversas áreas científicas. É esperado que o candidato mostre proatividade, trabalho em equipe e raciocínio crítico durante os debates.
Clique no player abaixo e confira o vídeo sobre o curso:
Mais informações no site http://cecm.usp.br, pelo e-mail gradccm@usp.br ou telefones: (11) 3091-3187 e (11) 3091-3188.
Também é possível conversar com alunos veteranos sobre a vivência no curso pelo e-mail moleculentos@gmail.com.
Por Leonardo Câmara – Jornal da USP