Programas de Inclusão – INCLUSP E PASUSP

O INCLUSP é o Programa de Inclusão Social da USP, criado para incentivar a participação de estudantes de escolas públicas no vestibular, potencializar as chances de ingresso desses candidatos por meio de bônus (fator de acréscimo) e propiciar a permanência dos aprovados que tenham desvantagens socioeconômicas.

Para participar do INCLUSP, você deve informar, no momento da inscrição no vestibular da Fuvest, que é ou foi aluno de escola pública e que deseja participar do Sistema de Pontuação Acrescida, conforme explicitado a seguir.

PASUSP

Como parte integrante do INCLUSP, o Pasusp é um programa voltado aos alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas.

Tem por objetivo estimular esses estudantes a considerar a Universidade de São Paulo como uma meta alcançável e integrá-los no processo do vestibular, ou seja, pretende mostrar aos alunos da escola pública que a USP pode ser um projeto de vida atraente após a conclusão do Ensino Médio.