Desafios da IA na comunicação pública abrem agenda do programa IntegraCom em 2025

No dia 15 de maio, evento on-line com a professora Cristina Godoy marca o início das atividades do programa que articula comunicadores da USP

O Programa IntegraCom inicia sua programação de 2025 com a palestra Inteligência Artificial e Comunicação: Desafios éticos e regulatórios, com a professora Cristina Godoy Bernardo de Oliveira, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. O evento será no dia 15 de maio, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom neste link. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

Especialista em Filosofia do Direito e Ética, Cristina Godoy é docente e chefe do Departamento de Filosofia do Direito e Disciplinas Básicas da FDRP. Ela também integra o Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da USP (CIAAM) e desenvolve pesquisas na interseção entre Direito, Ética e Tecnologia.

Durante a palestra, a professora vai discutir como alinhar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aos princípios éticos do jornalismo (transparência, responsabilidade e veracidade), além de apresentar os principais desafios regulatórios e tecnológicos para a comunicação pública nesse cenário em transformação. A proposta é também refletir sobre práticas responsáveis no uso da IA no ecossistema jornalístico e institucional.

IntegraCom

Criado em 2023, o IntegraCom é um programa coordenado pela assessora de imprensa da Reitoria e da área de Comunicação Institucional da SCS, Adriana Cruz, e tem como objetivo fortalecer a integração e a qualificação dos profissionais que atuam na comunicação institucional da Universidade.

A partir de ciclos formativos, produção de materiais de referência e criação de espaços de diálogo e colaboração, o programa busca fomentar boas práticas, alinhar diretrizes e contribuir para a excelência da comunicação pública universitária.

Desde abril de 2024, o IntegraCom conta com comitês temáticos que trabalham na elaboração de manuais em três áreas estratégicas: Eventos e Cerimonial Universitário, Desenvolvimento de Indicadores de Comunicação e Boas Práticas nas Redes Sociais. Esses documentos serão lançados no segundo semestre de 2025. Para o final do segundo semestre também está previsto o lançamento do Manual de Comunicação da USP.

Outro destaque da programação deste ano é o lançamento de um curso de Extensão Universitária voltado à Divulgação Científica voltado para comunicadores e jornalistas.

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