Discussões estratégicas e troca de experiências marcam 1º Encontro da Pós-Graduação na EESC

Prof. Jéferson Moreto, Prof. Fernando Catalano, diretor da EESC, Prof. Ricardo Carrazedo, Profa. Janaína Mascarenhas, Prof. Oswaldo Augusto Filho e Prof. Carlos De Marqui Junior

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) promoveu a primeira edição do Encontro da Pós-Graduação da EESC, um evento idealizado pela Comissão de Pós-Graduação da EESC, em parceria com a Biblioteca e o Serviço de Comunicação e Marketing da Escola. Com o tema “O que esperar e como contribuir com o novo quadriênio de avaliação CAPES (2025-2028)”, a programação do encontro, realizado no dia 9 de abril, foi marcada por atividades informativas e relevantes, voltadas especialmente para alunos e pesquisadores da universidade.

O público do evento, formado por discentes, egressos, docentes, pós-doutorandos, bolsistas de iniciação científica e futuros pós-graduandos pode mergulhar no universo da pós-graduação da EESC. Por meio de palestras, mesas-redondas e outras apresentações, os presentes receberam informações sobre a infraestrutura da Escola e seus programas de pesquisa, sobre os fomentos existentes na área, assim como os programas de internacionalização e de interação com empresas, além de saberem sobre serviços e associações de apoio aos pós-graduandos.

O dia também foi marcado por depoimentos de pós-graduandos da EESC, que compartilharam suas experiências e interagiram, tirando dúvidas de interessados.

O Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC, professor Carlos De Marqui Junior, manifestou satisfação em realizar o evento nesse novo formato, para atender especificamente aos programas de pós-graduação da EESC, e agradeceu à comissão organização do encontro. “Esse evento foi pensado com foco em dar boas-vindas a todos os alunos de pós-graduação da EESC. Também visa compreender a evolução da avaliação Capes, entender como isso nos afeta e como afeta o dia a dia dos alunos nos programas de pós-graduação, sendo que o objetivo maior de um programa de pós-graduação é a formação de excelência dos discentes.”

Prof. Carlos De Marqui Junior, Prof. Fernando Catalano, diretor da EESC, e Prof. Ricardo Carrazedo

O Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP, professor Adenilso da Silva Simão, destacou a relevância do encontro. “Esse tipo de evento organizado para envolvidos na pós-graduação é muito importante porque permite a eles uma visão mais geral, para além do foco de suas pesquisas. Aqui, eles tiveram oportunidade de conhecer acerca da perspectiva com relação ao futuro, seja das agências de fomento, seja da profissão e também do aspecto acadêmico, algo essencial em seus processos de formação e pesquisa.”

Prof. Adenilso da Silva Simão, Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP

Durante a palestra, o pró-reitor destacou que a média de idade para a obtenção do título de doutorado na USP é de aproximadamente 35 anos. Segundo ele, esse índice é considerado elevado para o início da carreira acadêmica. Como forma de enfrentar esse cenário, a USP tem buscado estratégias para reduzir a idade média de titulação dos doutores.

A professora Janaína Mascarenhas ressaltou a importância do evento para que os discentes possam se conhecer, trocar experiências e principalmente explorar tudo o que a USP e o Campus de São Carlos tem a oferecer.

Profa. Janaína Mascarenhas, do Departamento de Engenharia de Produção, e egressos da EESC

Para o professor Oswaldo Augusto Filho, do Departamento de Geotecnia, a integração foi outro ponto forte dessa iniciativa da EESC. “Nesses eventos integradores, os alunos aprendem muito além de suas áreas. Aqui, adquirem mais conhecimento sobre pesquisas em geral, sabem sobre oportunidades que temos na nossa pós-graduação, além de ser um marco social de grande importância para o congraçamento, de modo que todos se conheçam melhor.”

Prof. Oswaldo Augusto Filho, do Departamento de Geotecnia

Presente ao evento, Márcio de Castro Silva Filho, diretor científico da Fapesp, também elogiou a iniciativa da EESC. “Parabenizo a organização do evento, que realizou uma programação muito interessante, ampla, com diferentes abordagens sendo tratadas. Sinto-me honrado em poder fazer parte dessa iniciativa, onde pude interagir com as pessoas e esclarecer uma série de ações que a Fapesp tem feito nesta área.”

Prof. Marcio de Castro Silva Filho, diretor científico da Fapesp

De fato, os depoimentos revelam como a primeira edição desse encontro foi valiosa, corroborada pela fala de Tito Joaquim, aluno angolano da pós-graduação da EESC: “Em momentos como esse, lidamos com pessoas experientes e com um percurso na vida acadêmica, que nos trazem diretrizes e conselhos de como devemos proceder para alcançar os melhores resultados. Isso serve de motivação para prosseguir”, ressaltou Joaquim, que pode aproveitar a oportunidade para esclarecer dúvidas e trocar experiências durante este encontro especial.

VEJA TAMBÉM ...