Evento ocorrerá na tarde do dia 11 de junho, e vai reunir produções desenvolvidas por alunos em três disciplinas do Instituto; entrada é gratuita e aberta ao público

Alunos da educação básica poderão ampliar seus conhecimentos sobre computação ao interagir com os projetos desenvolvidos por graduandos do ICMC (Crédito da imagem: Envato)
Como computadores que quase não cabiam em uma mesa de tão grandes evoluíram para os que hoje temos acesso e que cabem na palma de nossas mãos? Essa e outras curiosidades poderão ser conhecidas em uma mostra de projetos promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento acontece na quarta-feira, dia 11 de junho, das 14 às 18 horas.
Gratuito e aberto ao público, o evento apresentará projetos desenvolvidos por estudantes de graduação em três disciplinas do ICMC: Evolução Histórica da Computação e Aplicações, Redes Neurais e Aprendizado Profundo e Processamento de Linguagem Natural. A ideia é traçar uma linha do tempo que conecta os primórdios da computação às aplicações mais recentes de inteligência artificial (IA).
A abertura da mostra será no auditório Fernão de Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, a partir das 14h30. Em seguida, os visitantes poderão circular pelos espaços onde os projetos estarão expostos: no térreo da Biblioteca Achille Bassi e no Museu de Computação Odelar Leite Linhares. Estudantes e professores estarão presentes para interagir com o público e explicar os conceitos por trás de suas criações.
“A mostra é uma excelente oportunidade para aproximar a universidade da sociedade, levando o conhecimento produzido na graduação para além da sala de aula”, explica o professor Thiago Pardo, um dos organizadores do evento. “Nosso objetivo é inspirar, especialmente os mais jovens, a se interessarem pela computação, mostrando que ela está presente em praticamente tudo o que nos cerca”, completa. Além disso, ao participar da preparação para o evento, os alunos de graduação desenvolvem habilidades adicionais para poderem se comunicar com o público e apresentarem seus projetos, favorecendo a expansão de conhecimentos para além do domínio técnico estudado em sala de aula.
Em 2024, por exemplo, os alunos que cursaram a disciplina Processamento de Linguagem Natural apresentaram a ferramenta L.O.V.E. (Language Over Various Emotions), criada para oferecer análises detalhadas de textos com base em elementos linguísticos e emocionais. Outro projeto que chamou a atenção do público foi um um programa capaz de transformar imagens em descrições textuais automáticas, voltado para publicações em sites e redes sociais, com o objetivo de facilitar o acesso à informação por pessoas com deficiência visual. Para este ano, haverá ainda mais inovações e oportunidade de ampliar o conhecimento em computação.

Aberta à comunidade, a mostra permite que os visitantes avaliem os trabalhos e dialoguem com os autores. Na imagem, alunos da Escola Técnica Estadual de Matão acompanham uma das apresentações de 2024 (Crédito da imagem: Ana Santiago/ICMC)
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica
Mostra de projetos do ICMC
Quando: dia 11 de junho, quarta-feira, das 14 às 18 horas
Local: a abertura do evento ocorrerá no auditório Fernão de Stella Rodrigues Germano (Bloco 6 do ICMC), a partir das 14h30, já a mostra acontecerá no térreo da Biblioteca Achille Bassi e no Museu de Computação Odelar Leite Linhares
Confira como foi a mostra em 2024: https://icmc.usp.br/e/63604