O método de estudo de caso vem ganhando cada vez mais espaço em ambientes de ensino de ciências. A partir do uso de narrativas, os estudantes são incentivados a se familiarizar com determinados personagens que enfrentam problemas e dilemas e, levando em conta as circunstâncias, buscar soluções que os auxiliem, argumentando, em seguida, a favor da melhor delas.
O leque de pesquisas que relatam o uso da metodologia no contexto do ensino de química tem se ampliado, indicando a sua potencialidade na promoção da argumentação, do entendimento dos estudantes sobre conceitos científicos, assim como a respeito da própria natureza da ciência, além do desenvolvimento de habilidades de raciocínio e pensamento crítico.
Com o propósito de contribuir para a disseminação do método, na terça-feira (11) o doutorando Ricardo Matos realiza webinário que aborda a modalidade denominada de estudos de caso interrompidos, ainda pouco divulgada no Brasil.
Agende:
“Estudos de casos interrompidos: produção e aplicação para o ensino de Química”
Ricardo Matos (IQSC-USP)
11/07/2023 (terça-feira) – 14h
Plataforma Google Meet
Inscrições: no site do IQSC
com informações de Ricardo Matos