A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), integrou a equipe internacional de pesquisadores que conquistou o primeiro lugar no Green Transition Award e o segundo lugar no Best Paper Award, durante a 31ª edição do International Joint Conference on Industrial Engineering and Operations Management (IJCIEOM), realizada em junho de 2025.
O artigo premiado, intitulado Exploring the role of Open Innovation and Artificial Intelligence for Green Innovation: A Dynamic Capabilities Approach, é resultado de uma colaboração entre instituições do Brasil, Espanha e Austrália. A pesquisa foi desenvolvida pelo doutorando Vitor Melão Cassânego, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pelos professores Herick Fernando Moralles, da UFSCar, Daniel de Mattos Nascimento, da Universidade de Barcelona (Espanha), Guilherme Luiz Tortorella, da Universidade de Melbourne (Austrália), e pela doutoranda Giovana Degaspari Pinto, representante da USP e integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC, sob orientação da professora Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto, do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP.
O estudo investiga, sob a perspectiva das capacidades dinâmicas, como parcerias de inovação aberta e o uso de inteligência artificial podem impulsionar o desenvolvimento de inovações verdes em produtos e processos. Com dados de aproximadamente 1.780 empresas de 93 países, os resultados mostram que organizações que investem em parcerias estratégicas e no desenvolvimento de tecnologias de IA estão mais preparadas para promover práticas sustentáveis e inovadoras.
A pesquisa também revela que o impacto dessas iniciativas é mais expressivo em processos do que em produtos, oferecendo subsídios concretos para que empresas e formuladores de políticas públicas acelerem a transição para modelos de negócios ambientalmente responsáveis.
Reconhecido como um dos eventos mais relevantes da área, o IJCIEOM busca aproximar academia e setor produtivo, reunindo especialistas em engenharia industrial e gestão de operações de todo o mundo. As premiações conquistadas evidenciam o protagonismo da USP no cenário internacional de pesquisa e reforçam a importância das colaborações acadêmicas para o avanço da inovação sustentável.