A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP celebrou recentemente um convênio com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) para o oferecimento dois cursos na modalidade Especialização, com foco nas áreas de Saneamento e Recursos Hídricos e Infraestrutura de Transportes. As aulas tiveram início neste mês de março e serão concluídas em dezembro de 2018.
A abertura oficial dos cursos, ocorrida no dia 6 de março, contou com a presença do diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, do presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), professor Eduardo Nobuhiro Asada, do presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt), Denis Vinicius Coury, e dos representantes do MOPC, Hugo Miranda, Karina Depps e Pablo Martinez.
Planejados desde 2015, os cursos são pioneiros na USP. Com uma carga didática de 720 horas, sendo 600 horas aula e 120 de Trabalho de Conclusão de Curso, as ofertas representam um modelo experimental para a criação de programas internacionais de residência em engenharia na USP. No total, os cursos contam com 60 discentes, 30 em cada área.
O curso de capacitação em Saneamento e Recursos Hídricos é coordenado pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Edson Cezar Wendland, e a capacitação em Infraestrutura de Transportes é coordenada pelo docente do Departamento de Engenharia de Transportes (STT), José Leomar Fernandes Júnior.
Mais informações:
Professor Edson Cezar Wendland
Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS)
E-mail: ew@sc.usp.br
Professor José Leomar Fernandes Júnior
Departamento de Engenharia de Transportes (STT)
E-mail: leomar@sc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC
Fotos: Umberto Patracon