EESC oferece formação para engenheiros paraguaios

Os professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, José Leomar Fernandes Junior, chefe do Departamento de Engenharia de Transportes (STT), e Edson Cezar Wendland, chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), reuniram-se no dia 2 de julho com o coordenador do Programa Bolsas do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, engenheiro Hugo Miranda, para informá-lo sobre o andamento dos cursos desenvolvidos pelos engenheiros paraguaios no Brasil.

O MOPC assinou recentemente um convênio com a USP para o treinamento de 120 jovens engenheiros paraguaios que serão futuramente incorporados como funcionários permanentes do Ministério. Dos aprovados no Programa, 60 já estão aqui: 30 deles envolvidos com estudos em engenharia de transporte e a outra metade em água e saneamento.

Esse acordo foi assinado em maio de 2016, no Brasil, pelo ministro da Economia do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona, e o então reitor da USP, professor Marco Antonio Zago. O objetivo é capacitar áreas de infraestrutura, transporte, saneamento e recursos hídricos, a fim de atender a demanda de crescimento da infraestrutura que o país vizinho necessita.

O MOPC já fez a chamada para os outros 60 alunos, que serão treinados nas áreas de meio ambiente, transporte e estruturas. Uma vez concluídos os estudos, todos esses profissionais se unirão ao campus profissional do MOPC, com a tarefa de acompanhar obras que serão realizadas no Paraguai.

Mais informações:
Professor José Leomar Fernandes Junior
Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC
E-mail: leomar@sc.usp.br

Professor Edson Cezar Wendland
Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC
E-mail: ew@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: adaptação de Ministério das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai

VEJA TAMBÉM ...