Os altos níveis de estresse entre a comunidade universitária têm sido evidenciados em diversas pesquisas. Embora estudos apontem que os doutorandos, por exemplo, são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade e depressão em comparação com a população geral, poucas atividades têm sido realizados nas universidades brasileiras com o objetivo de auxiliá-los a prevenir enfermidades dessa natureza.
Seguindo exemplos em curso em instituições de renome internacional, a Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio do Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes (SVBIBL), lança o projeto piloto Cultura do bem-estar: práticas para uma vida acadêmica saudável, o qual propõe a prática de meditação, ioga e outras atividades relacionadas para alunos e servidores técnicos, administrativos e docentes do campus da USP em São Carlos.
Segundo o diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, “o projeto nasceu de um desejo da Diretoria de aproximar-se dos estudantes, promovendo atividades que visem ao bem-estar deles. As melhores universidades do mundo já mantêm centros de bem-estar e vêm utilizando a meditação e outras técnicas para proporcionar uma vida acadêmica saudável”.
As aulas serão ministradas pela coordenadora do Projeto e educadora do SVBIBL, Patrícia Cristina Silva Leme. Ela é professora de ioga e meditação com formação na Índia em instituição certificada pela Yoga Alliance, com ampla experiência em meditação, tendo frequentado retiros Vipassana e cursos sob a orientação de Yongey Mingyur Rinpoche, conhecido mestre de meditação budista tibetana e autor best-sellers.
Segundo Patrícia, “algumas pessoas pensam que a meditação é sentar-se de pernas cruzadas, sem se mexer, recitando mantras e tentando livrar-se dos pensamentos. Na verdade, a meditação não é uma prática religiosa e sim um treinamento para a nossa mente, que nos ajuda a conhecer o funcionamento dela e tem como um dos resultados o aumento da estabilidade emocional”. Estudos mostram que as técnicas de meditação são capazes de modificar as estruturas e as funções do cérebro e têm efeitos positivos na cognição, na regulação emocional, na atenção, na eficiência cerebral e no relaxamento. Complementarmente, a ioga é uma prática indiana que, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, promove o equilíbrio de emoções e da mente. Saiba mais clicando aqui.
Como participar
A partir do dia 13 de agosto, três tipos de atividades estarão disponíveis:
• curso de meditação (introdutório) – quatro encontros, às segundas-feiras, das 12h30 às 13h45, com 30 vagas;
• práticas de meditação – às quartas-feiras, das 7h15 às 8h00; e
• práticas de ioga (hata, nível básico) – às terças ou quintas-feiras, das 7h15 às 8 horas, com 30 vagas por turma.
Para participar não é necessário nenhum tipo de experiência. As atividades incluirão instruções, troca de experiências entre os participantes e exercícios para que todos sejam capazes de incorporar as técnicas ao seu cotidiano.
Uma vez que as vagas são limitadas e que a ação tem como público prioritário os estudantes da EESC – 70% das vagas são destinadas a eles -, será feita a seleção por ordem das incrições, as quais já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
Apesar do número de vagas limitado, a coordenação considerará o oferecimento de uma segunda edição após avaliação do impacto efetivo do curso para essa primeira turma. “Espera-se que ao final do projeto os participantes tenham autonomia e motivação para inserir essas práticas em suas vidas, tendo como saldo a redução da ansiedade e uma melhor qualidade de vida”, afirma o Diretor.
A iniciativa tem apoio do Centro Cultural, do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) e do Serviço de Assistência Social, todos da Prefeitura do Campus USP de São Carlos. Além das atividades já citadas, outras ações ainda em planejamento também farão parte do projeto e serão divulgadas oportunamente.
Mais informações:
Patrícia Cristina Silva Leme
Serviço de Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Rodrigues Fontes da EESC
Tel.: (16) 3373-9236
E-mail: pazu@sc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagens: adaptações de Clever Ricardo Chinaglia