Quais são os espaços públicos para a cultura?
Como ocorrem os processos de ocupação desses espaços?
Qual é a movimentação de artistas e grupos independentes dentro da pandemia?
Estes e outros temas serão debatidos no encontro “Cultura, Ocupação e a Cidade”, nesta mesa que faz parte do Ciclo Temático Cultura que Margeia, os encontros serão sempre às quintas-feiras, às 17h, dias 8, 15, 22 e 29 de outubro. Confira a programação em nossas páginas e acompanhe o ciclo em nosso Canal do Youtube: Centro Cultural USP São Carlos ( https://www.youtube.com/
O encontro desta quinta-feira, 8/10, às 17h contará com a voz e experiência dos seguintes artistas e pesquisadores da área:
Convidados:
Emerson Alcalde (@emersonalcalde) é poeta, escritor, ativista social e co-fundador do Slam da Guilhermina, o segundo slam do Brasil e primeiro a ser feito na rua. E slam master do SÓFÁLÁ Red Bull Station, Madalena Slam Jazz, Torneio dos Slams – Encontro Estéticas das Periferias e Slam Nacional em Dupla FPA. Autor dos livros: (A) MASSA (2011), O Vendedor de Travesseiros (2015) e Diário Bolivariano (2019). Organizou e participou de diversas antologias marginais-periféricas entre elas a Coleção Slam pela editora Autonomia Literária. Com o coletivo Slam da Guilhermina organizam o Slam Interescolar SP com mais de oitenta escolas da periferia paulistana. Já se apresentou na Venezuela, Argentina, Caribe, Canadá, México e França. Vice-campeão da Copa do Mundo de Slam de Paris.
www.facebook.com/
Gabriela Bidin (@gbrlmbp), nascida em Vargem Grande do Sul (SP) e formada em Pedagogia pela UFSCar em 2017. Desde os 11 anos identifica-se como poetisa, porém, de forma privada e íntima. Integra desde 2017 o coletivo Nó de Verso, criado por alunos da UFSCar, por onde deixou suas poesias ecoarem publicamente. Faz parte também do coletivo Slam das Quebradas, que promove competições poéticas em São Carlos, e do Slam Viral, competição criada durante a pandemia, 100% virtual. Também se apresenta com esses grupos e de forma independente em diversos eventos da cena literária do Estado de São Paulo. Funcionária da USP desde 2010, atua na área de comunicação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
https://www.facebook.com/gabi.
Maju Martins (@majustellamartins) é doutora em Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), com mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (IE-UNICAMP) e graduação em Pedagogia (UFSCar). Sua trajetória de pesquisa envolve o desenvolvimento de procedimentos metodológicos em processos criativos por meio de experimentações corporais e exploração em diferentes linguagens artísticas. Possui experiência em coordenação de grupos e desenvolvimento de processos de produção de conhecimento coletivo. Como artista desenvolve trabalhos em Performance Art e produção de imagem. Atua como professora de Yoga há 20 anos ( para manter-se centrada, confiante e criativa).https://www.
Mediador:
David Sperling (@dvdmspg), professor do IAU-USP, Pesquisador PQ-2 do CNPq. e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP (NEC-IAU/USP), presidente do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus USP-São Carlos (GCACex) e membro dos Conselhos Deliberativos do Centro Universitário Maria Antônia da USP e do CINUSP. Exibiu projetos, trabalhos visuais e projetos cartográficos nas IV, X e XI Bienais de Arquitetura de São Paulo e no Storefront for Art and Architecture (NYC). Pesquisa interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas, entre outros temas.
Para acessar:
Facebook: https://www.facebook.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
YouTube: https://www.youtube.com/
Site : http://cultura.sc.usp.br/
Por Centro Cultural