Segundo os professores Aluisio Cotrim Segurado e Marcos Neira, no evento foram abordadas questões mais de fundo da pedagogia universitária, além de propostas de incorporação de novas tecnologias e novas metodologias de ensino

O evento ofereceu mais de 100 atividades, registrando mais de mil professores participantes, ou seja, cerca de 20% do corpo docente universitário – Foto: Pró-Reitoria de Graduação/Instagram Tocador de áudio
O Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, em uma iniciativa conjunta das Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, realizou a Primeira Semana Pedagógica da USP em 2025. O evento é focado na aprimoração pedagógica, no compartilhamento de experiências entre professores e na discussão sobre desafios pedagógicos entre docentes, tendo em vista a aproximação do início do ano letivo.
O evento, segundo o professor Aluisio Augusto Cotrim Segurado, docente da Faculdade de Medicina e Pró-Reitor de Graduação da USP, oferece oportunidades de desenvolvimento valiosas. “A Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-reitoria de Pós-Graduação da USP estão muito empenhadas em contribuir com o docente, buscando dar aos seus professores e professoras oportunidades de desenvolvimento, contribuindo para a formação qualificada dos nossos estudantes. Os processos pedagógicos acompanham o desenvolvimento da sociedade, são uma contínua modificação e precisam ser atualizados.”
Compartilhamento de ideias

Aluisio Augusto Cotrim Segurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O evento ofereceu mais de 100 atividades, registrando mais de mil professores participantes, ou seja, cerca de 20% do corpo docente universitário. Um dos grandes pontos abordados pelas atividades foi a necessidade em inovar métodos de aprendizagem e conhecimento, considerando a amplitude de diferentes turmas, cursos e objetivos presentes na Universidade de São Paulo. Por isso, segundo o professor Marcos Garcia Neira, da Faculdade de Educação e Pró-Reitor Adjunto de Graduação da USP, a Ciência da Educação foi central entre os eventos.
“Ciências da Educação é um conjunto de trabalhos, pesquisas, estudos que vão indicar novos rumos e novos caminhos para os professores e professoras. Este conhecimento foi priorizado durante a semana, ou seja, nós temos um conjunto grande de colegas que estudam o ensino superior e puderam compartilhar esse conhecimento com todos aqueles e aquelas interessados e interessadas. Então, assim como as outras ciências, as Ciências da Educação também não param de evoluir e se aprimorar. E essa foi uma oportunidade de compartilhar esses saberes científicos e pedagógicos com os colegas”, explicou o professor.
Inovação e conhecimento

Marcos Garcia Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Os temas abordados foram apresentados pelos próprios docentes, de acordo com suas avaliações de importância. Em atividades como oficinas, workshops, palestras e rodas de conversa a pedagogia universitária e sua inovação foi tema essencial. “Os temas foram muito diversos e envolveram mais de um grupo de docentes de mais de 40 unidades da nossa universidade. Nós convidamos a comunidade a apresentar propostas de atividade em diferentes formatos e ela abordou questões mais de fundo da pedagogia universitária, além de propostas de incorporação de novas tecnologias e novas metodologias de ensino, visando a inovar nesse processo”, completou Segurado.
Em razão do evento, Neira ressalta que o grande desafio enfrentado pela Universidade é renovar os currículos e corpo docente universitário e que, para isso, eventos como a Primeira Semana Pedagógica contribuem para uma renovação de ensinamentos e conhecimentos entre novos e velhos professores.
E, para além disso, Segurado reafirma que com a onda de novos professores contratados durante os últimos dois anos, cerca de mil docentes, é importante para esses novos docentes que se sintam acolhidos e, acima de tudo, incentivados a aprimorar suas habilidade de conhecimento e ensinamento, preparando-se, dessa forma, para a atualização da Universidade de São Paulo e para o início do ano letivo 2025.
Por Jornal da USP