Equipes da USP podem receber apoio financeiro para competições científicas internacionais

Está aberto o Edital de Apoio a Equipes em Competições Científicas Internacionais 2025; as inscrições vão até 31 de março e podem participar alunos de qualquer área do conhecimento

Estudantes uniformizados numa mesa escrevendo

Equipe da USP em competição internacional: edital vai financiar participações – Foto: Arquivo Gema

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP lançou o Edital de Apoio a Equipes em Competições Científicas Internacionais 2025, visando à seleção de propostas de equipes compostas por alunos USP para participarem de competições científicas internacionais. Podem participar estudantes de qualquer área do conhecimento. O valor total disponível é de R$ 150 mil, sendo que cada projeto selecionado poderá receber até R$ 30 mil. As inscrições deverão ser feitas pelo sistema Atena até o dia 31 de março, e o resultado será divulgado no dia 16 de abril. O edital completo pode ser acessado aqui.

Os recursos serão destinados para os seguintes tipos de despesas: passagens e pagamento de diárias aos alunos e docentes integrantes da equipe; compra de insumos para o desenvolvimento dos projetos da competição; pagamento das taxas de inscrição na competição; e outras despesas, desde que justificadas e adequadas ao escopo do Edital, e permitidas pelas regras de utilização de recursos orçamentários.

As propostas serão analisadas pela PRPI, que utilizará os seguintes critérios de avaliação: relevância e reconhecimento internacional da competição para a área de conhecimento; histórico acadêmico dos alunos e dos docentes que compõem a equipe; fundamentação e método adequados ao projeto a ser executado; originalidade do projeto proposto; adequação do orçamento e contrapartidas apresentadas; participação anterior da equipe e do docente líder/tutor da mesma ou de outras competições; e aplicação adequada dos recursos, pelos responsáveis proponentes, em editais anteriores da PRPI e ausência de pendências em relação a relatórios, prestações de contas e pareceres.

A inscrição precisa ser feita pelo professor que orienta os alunos ou pela Comissão de Pesquisa e Inovação da unidade de ensino da equipe. Para se inscrever, é preciso enviar uma breve descrição da competição e histórico da participação da USP (se houver); e um resumo do projeto desenvolvido ou a ser desenvolvido para a competição (até 10.000 caracteres com espaços); além de histórico escolar e súmula curricular dos alunos da equipe; súmula curricular do(s) professor(es) tutor(es) da equipe e sua experiência prévia em competições científicas (até 5 mil caracteres com espaços); e orçamento detalhado com os itens necessários e informações sobre outras contrapartidas já obtidas ou solicitadas.

As inscrições serão encaminhadas às Comissões de Pesquisa e Inovação, que deverão verificar se a proposta atende aos requisitos do Edital, para então validar a inscrição. Caso haja mais de uma proposta da Unidade para a mesma competição, a Comissão de Pesquisa e Inovação deverá escolher apenas uma delas para submeter ao edital.

Depois da competição, a prestação de contas deve ser enviada em até 60 dias no sistema Atena, incluindo relatórios acadêmico (sobre a participação e desempenho da equipe na competição, avaliação sobre as vantagens e desvantagens da experiência e se recomendam participações futuras na competição) e financeiro, além de certificados de participação e comprovantes das despesas, como notas fiscais, recibos e cartões de embarque.

Para mais detalhes, consulte o edital aqui.

 

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...