Estágios e Oportunidades

Dez vagas para treinamento em inovação no Reino Unido

A Royal Academy of Engineering, em parceria com a FAPESP, oferece a pesquisadores do Estado de São Paulo uma oportunidade para participar do programa de treinamento Leaders in Innovation Fellowships Programme (LIF), que será realizado no Reino Unido, no período de 11 a 22 de novembro de 2019.

Os selecionados terão as passagens e outras despesas de participação no treinamento pagas pela Royal Academy of Engineering. A oportunidade tem apoio do Newton Fund.

Estão disponíveis 10 vagas. Podem se candidatar ao processo de seleção pesquisadores com projetos da fase 1 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) vigentes na data de encerramento do período de inscrições. Caso uma empresa tenha mais de um projeto Fase 1 vigente, apenas um pesquisador poderá ser selecionado. Pesquisadores que já tenham participado de edições anteriores, bem como pesquisadores vinculados a empresas que já tiveram participantes no programa não são elegíveis.

O programa LIF é voltado a pesquisadores que estão prestes a desenvolver um plano de negócio na área de inovação. Durante o treinamento, os participantes terão cursos intensivos sobre empreendedorismo e liderança em inovação, acesso a especialistas e oportunidades de networking internacional.

O participante deverá ter disponibilidade para viajar entre 9 e 23 de novembro. Não será permitida a participação em datas diferentes das anunciadas.

Os interessados devem submeter suas candidaturas cadastrando-se no site da Royal Academy of Engineering por meio do endereço https://grants.raeng.org.uk, impreterivelmente até 27 de agosto de 2019.

Dúvidas sobre a oportunidade podem ser enviadas para Patricia Tedeschi (nuplitec@fapesp.br).

Por Agência FAPESP


 

Concurso Falling Walls Lab recebe inscrições de jovens inovadores

As inscrições para o concurso Falling Walls Lab Brazil se encerram no dia 31 de julho de 2019. O Falling Walls Lab é direcionado para quem tem uma ideia com potencial transformador e quer compartilhá-la com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade.

Neste ano, o concurso contará com duas etapas brasileiras, promovidas pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo): uma em Fortaleza, no dia 20 de setembro, e a outra em Belo Horizonte, no dia 23 de setembro.

Os vencedores das etapas brasileiras ganharão uma viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro. O programa de viagem será complementado com outras atividades, como visitas a instituições de pesquisa.

Dentre os inscritos, de 15 a 20 serão selecionados para as etapas nacionais. Cada candidato terá 3 minutos para fazer uma apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua proposta para um júri composto por especialistas da academia, da imprensa e do ecossistema de inovação.

Para participar, basta ter uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou um projeto de empreendedorismo, com potencial de transformação, e submetê-la pelo site do concurso.

Mais informações: www.falling-walls.com/lab.

Por Agência FAPESP


 

Treinamento técnico em Tecnologia da Informação com bolsa da FAPESP

O Projeto Temático “Geotecnologias no mapeamento digital pedológico detalhado e biblioteca espectral de solos do Brasil: desenvolvimento e aplicações” dispõe de uma vaga de Treinamento Técnico nível quatro (TT-4) com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 27 de julho de 2019.

A oportunidade é desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), no grupo de pesquisa Geotecnologia em Ciência do Solo. O objetivo do grupo é criar e gerenciar um de banco de dados espacializados de solos e sua aplicação na internet.

O banco de dados terá como informações os resultados obtidos de amostras de solo coletadas no campo, análises em laboratório tanto por sensores próximos à região do visível quanto ao infravermelho médio e dados de sensores remotos com imagens de satélites com baixa e alta resolução espacial.

O bolsista desenvolverá atividades de gerenciamento e organização dos computadores utilizados no laboratório, além de participar de atividades do grupo de geotecnologias aplicadas à ciência do solo.

Os interessados deverão se inscrever até 27 de julho de 2019 pelo e-mail do coordenador do projeto, o professor José Alexandre Melo Dematte (jamdemat@usp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/3018.

O bolsista selecionado de TT-4 receberá Bolsa FAPESP para treinamento técnico no valor de R$ 3.104,80 sem vínculo empregatício, por dois anos com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Aceita-se um período de dedicação semanal em home office.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

FAPESP e Fundo Newton apoiarão projetos com impacto em políticas públicas

A FAPESP participará do Newton Fund Impact Scheme, oportunidade internacional organizada pelo British Council e pelo Fundo Newton, iniciativas do governo do Reino Unido dedicadas ao fomento de oportunidades em pesquisa e tecnologia que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico de seus países parceiros.

O Newton Fund Impact Scheme visa apoiar propostas que tenham origem em projetos de pesquisa previamente cofinanciados pelo Fundo Newton e demais parceiros e que apresentem impacto na implementação de políticas públicas.

No âmbito do acordo com a FAPESP, são elegíveis para participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo, contemplados anteriormente por auxílios concedidos no contexto de chamadas em parceria com o Fundo Newton ou que apresentem como parceiro da pesquisa pesquisadores do Reino Unido que tenham sido contemplados com projetos do Fundo. A FAPESP apoiará até dez propostas de pesquisa.

As propostas devem ser escritas em conjunto com colegas da instituição parceira no Reino Unido e podem incidir sobre qualquer área do conhecimento. Os projetos deverão seguir as normas e orientações definidas pela FAPESP para o Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, bem como as orientações estabelecidas para essa chamada pelo British Council.

Antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto, interessados devem primeiro consultar a FAPESP a respeito de sua elegibilidade. A consulta pode ser feita até 25 de agosto, exclusivamente por e-mail. No momento da submissão, a Carta de Elegibilidade deve ser anexada à proposta e enviada até o dia 13 de setembro à FAPESP (via SAGe) e ao British Council pelo parceiro britânico.

A chamada de propostas está disponível no link www.fapesp.br/13004.

Orientações da chamada para pesquisadores no Estado de São Paulo podem ser consultadas em: www.fapesp.br/13003.

A chamada internacional está disponível no link www.britishcouncil.org/education/science/current-opportunities/newton-fund-impact-scheme.

Por Agência FAPESP


 

Pós-doutorado em Estatística com bolsa da FAPESP

Três oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP estão abertas no Projeto Temático “Séries Temporais, Ondaletas e Dados de Alta Dimensão”, coordenado pelo professor Pedro Alberto Morettin. As inscrições devem ser feitas até 31 de julho de 2019.

O projeto aborda tópicos como: “Estimação de covariâncias por meio de deformação espacial”, “Séries temporais financeiras”, “Conglomerados de dados funcionais”, “Estimação indireta de modelos de séries temporais”, “Métodos estatísticos em Neuroimagem” e “Decomposição estrutural para modelos espaço-temporais”.

Os candidatos devem ter experiência comprovada em análise de dados e computação. Os selecionados trabalharão em São Paulo, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), ou em Campinas, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os candidatos interessados deverão se inscrever por meio do e-mail stodad@ime.unicamp.br, anexando uma carta de interesse, curriculum vitae, resumo da tese de doutorado e um resumo de duas páginas de trabalhos publicados e e-mail e endereço postal de dois orientadores/supervisores ou professores de disciplinas que possam escrever cartas de recomendação.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2633.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP 


 

Pós-doutorado em Bioinformática com bolsa da FAPESP

Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Projeto Temático “Cromossomos sexuais, cromossomos B e seus enigmas: sistemas modelo para estudos de evolução cromossômica e genômica”, conduzido no Laboratório de Genômica Integrativa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu. O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de julho de 2019.

A oportunidade é para trabalhar no subprojeto “Em direção a uma visão funcional da biologia cromossômica de elementos B e sua interface com cromossomos sexuais”.

O projeto de pesquisa envolve genômica estrutural e funcional, citogenética, bioinformática e biologia sistêmica, direcionado ao estudo de cromossomos B e sexuais em distintos modelos animais (insetos, peixes e roedores). O objetivo principal é ampliar o conhecimento das bases moleculares que governam a história evolutiva de tais cromossomos.

As atividades do bolsista incluem montagem e anotação genômica, busca de sequências em cromossomos B e sexuais, rearranjos genômicos, análise de transcriptomas e microRNômicas, análise de enriquecimento gênico, proteômica e construção de redes de proteínas.

O candidato deve ter doutorado em uma das seguintes áreas: Genética, Biologia Molecular, Bioquímica, Bioinformática ou campos equivalentes. São exigidos: experiência com bioinformática aplicada a montagem genômica, anotação genômica e análise de transcriptomas; conhecimento em programação em Python, ou Pearl ou C++; e conhecimento em análise de dados gráficos com R, Python, Wolfram ou similar.

O coordenador do projeto, professor Cesar Martins, receberá inscrições pelo e-mail cesar.martins@unesp.br, junto com os seguintes documentos: currículo, carta de interesse, duas cartas de referência (podem ser e-mails) de professores/supervisores prévios ou de colaboradores e cópia do diploma ou certificado de doutorado.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2796.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

Convite – Webinar Gradus Consultoria

A Gradus Consultoria de Gestão está no mercado desde 1996 construindo uma história de sucesso, são mais de 400 projetos, no Brasil e em outros 25 países.

Para compor o nosso time, buscamos candidatos que tenham interesse em atuar na área consultoria.

Dessa forma, convidamos os alunos e ex-alunos dessa instituição para esclarecer dúvidas sobre carreira, desafios e conhecer o novo processo seletivo da Gradus, dia 6 de agosto de 2019, às 19 horas.

Para participar, inscreva-se através deste link.


 

Vaga para Gerente Comercial

Indústria nacional localizada na região de Campinas e especializada em tecidos industriais e filtração, procura, para início imediato Gerente Comercial.

Esse profissional será responsável pela área comercial de filtração, e terá sob sua coordenação a estrutura de televendas e o time de vendedores internos e externos.

·Formação superior completa

·Imprescindível experiência anterior em vendas para industrias.

·Desejável experiência nas áreas de tecidos industriais e de filtração.

·A empresa oferece salário fixo mais variável além de plano de saúde médico, alimentação e reembolso de despesas de viagem.

Contato: julio.pugliesi@pugliesiconsultoria.com.br


VEJA TAMBÉM ...