Na próxima quinta-feira, dia 5, às 19 horas, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá a apresentação 182 Dias após o desastre de Mariana-MG: Módulo I – Aspectos Sociais, que propõe trazer informações e realizar um debate aprofundado no aspecto social relacionado ao rompimento da barragem.
O encontro é organizado pela equipe da XIII Semana da Engenharia Ambiental, pela Secretaria Acadêmica Pró-Ambiental e por graduandos e docentes da disciplina SHS0365 – Monitoramento Ambiental: Casos de Estudos do curso de Engenharia Ambiental da EESC, e faz parte de uma série de eventos que trarão informações acerca desse desastre.
A data do encontro faz referência ao dia 5 de novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de rejeito de minério de ferro da Samarco no município de Mariana (MG). Além disso, coincide com o movimento Um Minuto de Sirene que propõe um ato todo quinto dia de cada mês naquele município para garantir o contínuo debate e diálogo, a preservação da memória – inclusive do desastre – e os direitos dos atingidos.
O evento ocorrerá no Anfiteatro Jorge Caron e contará com a participação da especialista em Sociologia dos Desastres, professora Norma Valencio; do membro da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Thiago Alves; e do membro da Coordenação Regional do MAB e morador de Barra Longa, Sérgio (Papagaio).
O segundo módulo da atividade ocorrerá no dia 17 de maio, durante a XIII Semana da Engenharia Ambiental, e tratará dos impactos ambientais associados ao desastre e dos aspectos técnicos relacionados à barragem de rejeitos.
Os eventos são abertos ao público.
Mais informações:
Evento no Facebook
Por Assessoria de Comunicação da EESC