Nesta quinta-feira, dia 14, às 20 horas, o grupo extracurricular Zenith da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP irá realizar a palestra Experimentos extremos de astrobiologia: do alto das montanhas ao espaço, no Anfiteatro Jorge Caron.
O Zenith foi formado em 2013 com o objetivo de projetar e construir um satélite, além de fomentar as pesquisas na área aeroespacial, e atualmente é orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM), Daniel Varela Magalhães.
A palestra será ministrada pelo pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNLS-CNPEM), Douglas Galante, e pelo professor do Instituto de Química da USP (IQ-USP), Fabio Rodrigues. Durante o encontro será apresentada uma pesquisa em andamento que, utilizando uma gôndola criada pelo grupo Zenith, visa realizar testes em alta atmosfera com microrganismos.
O objetivo dos experimentos é expor microrganismos extremófilos e algumas biomoléculas a condições extremas para analisar sua capacidade de sobrevivência e os danos moleculares sofridos, bem como a resiliência de moléculas candidatas a bioassinaturas, como os pigmentos biológicos. O interesse em compreender esses organismos sob essas condições justifica-se por servirem de modelos para a vida que poderia existir em ambientes diferentes da Terra, seja no Sistema Solar, seja em exoplanetas.
O Anfiteatro Jorge Caron localiza-se no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações:
Grupo Zenith
E-mail: zenith.eesc@gmail.com
Site: www.zenith.eesc.usp.br
Facebook: www.facebook.com/zenitheesc
Por Assessoria de Comunicação da EESC