Exposição e atividade avaliativa da disciplina Bioquímica II

No dia 26 de junho (quarta-feira), entre 10 e 12 horas, será realizada a 4ª edição da sessão de pôsteres de Bioquímica na Graduação, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC)-USP.

O evento faz parte da disciplina de graduação 7500055 – Bioquímica II, coordenada pelo professor Dr. Júlio César Borges, e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos nessa área essencial. A atividade incluirá apresentações de trabalhos na forma de pôsteres, divididas em duas partes.

Na primeira parte, os alunos e as alunas apresentarão seus trabalhos sobre o tema Como a Tecnologia do DNA Recombinante e métodos relacionados influenciam e modificam a vida do Químico e da sociedade!. Os temas selecionados são:

RNA de interferência
Edição de DNA via CRISPR-Cas9
O Uso de Transgênicos na Agricultura
Terapia gênica no câncer
Insulina Recombinante
Aplicações forenses da tecnologia do DNA recombinante
Desenvolvimento de anticorpos específicos via "Phage display”
Impacto da biotecnologia na indústria sucroalcoleira
Vacinas de DNA ou RNA
Reprogramação celular via células pluripotentes

Na segunda parte, os alunos apresentarão pôsteres na atividade intitulada A 7ª arte e biotecnologia: conceitos, controvérsias e realidade, realizando uma resenha crítica de filmes que envolvem biotecnologia, transgênicos e genética, avaliando como os conceitos de Biologia Molecular foram aplicados na elaboração dos mesmos. Os filmes selecionados são:

Contágio (2011)
Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
Os 12 Macacos (1995)
Splice: A Nova Espécie (2011)
Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)
Gattaca: A Experiência Genética (1997)
Projeto Gemini (2019)
A Ilha (2004)
Blade Runner (1982)
Rampage: Destruição Total (2016)
Distrito 9 (2009)

Os pôsteres serão expostos no saguão térreo do edifício Q1, e o evento será aberto para a comunidade e demais interessados. Os trabalhos serão avaliados por docentes convidados, pós-doutores, alunos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Química (disciplina de Métodos em Biofísica Química) e pelos próprios alunos da disciplina.

A exposição de pôsteres conta com o apoio da Área de Comunicação e do Setor de Apoio a Eventos do IQSC/USP e do Programa de Pós-Graduação em Química, que possibilitaram a confecção dos pôsteres. Essa atividade também está no escopo do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), com a participação do aluno de doutorado Marcos André Moura Dias.

Venha prestigiar os alunos do curso de Bacharelado em Química com a sua presença!

Os trabalhos permanecerão expostos até o dia 3 de julho de 2024.

Por Prof. Dr. Júlio C. Borges/IQSC