Exposição no IQSC propõe reflexão sobre “O surreal das sensações”

A exposição “O surreal das sensações”, do artista plástico Rafael Zafalon, convida à introspecção e pode ser visitada na biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), até 25 de agosto.

Os traços simples e a estética monocromática dão enredo à coleção de 17 obras predominantemente em nanquim sobre papel, que retratam  “o devaneio artístico dos sentimentos, instigando reflexão e possibilitando variadas interpretações de uma mesma obra, libertando à crítica os pensamentos e constatações dos olhos que as vislumbram”, afirma o artista.

A mostra foi organizada pela Comissão de Cultural e Extensão Universitária (CCEx) do IQSC em parceria com a Biblioteca do Instituto e  integra o Projeto Arte no Caminho. A coleção foi instalada no piso intermediário, ambiente adequado à observação e pensamento, segundo a nova concepção implantada pela biblioteca do IQSC (baseada em níveis de ruído).

Projeto Arte no Caminho

Promovido pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos com curadoria do Centro Cultural e o apoio das unidades, o projeto Arte no Caminho  tem por objetivo “fazer com que a arte venha aos nossos ambientes de trabalho, espalhadas pelos caminhos que percorremos diariamente, fazendo com que estes caminhos despertem novas percepções, conhecimento e prazer pela arte na correria do dia a dia”, afirma Rosane Aranda, uma das idealizadoras do projeto.

“Nosso campus tem predominância de cursos da área de exatas, o que estimula o pensamento lógico.  Mas ciência exige também pensamento abstrato e nesse sentido, há alguns anos a  Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC organiza exposições artísticas, com o intuito de estimular a percepção sobre as variadas formas de arte e o pensamento artístico”, afirma a Profa. Dra. Elisabete Moreira Assaf, Presidente da CCEx-IQSC.  “O artista tem, na maioria das vezes, vários temas em que classifica suas obras.  Nosso espaço nos permite mostrar apenas uma parte desse acervo.  O projeto valoriza o artista ao pluralizar oportunidades de exposição de uma coleção maior e diversificada.  Nesse sentido, integrar o Projeto Arte no Caminho, nos permite participar de um roteiro que se completa na medida que o observador “caminha” com o artista pelos vários espaços do Campus”, complementa.

Rafael expôs  “Reflexões” em março, no Centro Cultural da USP em São Carlos e  “Descaradas” em maio, no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).  Além de “O surreal das sensações” no IQSC, outras obras do artista poderão ser contempladas em “Realidade que nos consome” no Departamento de Engenharia de Produção da EESC.

O artista Rafael Zafalon

Pintor, desenhista e gravador, de família pouco envolvida com as artes plásticas, tem seu primeiro contato com a xilogravura em 2005, na Exposição do artista plástico J. Borges, na qual aprendeu as primeiras técnicas de gravação xilográfica.  Mais tarde, em 2012, durante sua estadia em São Paulo, visita o Museu de Arte de São Paulo, onde teve a oportunidade de apreciar os famosos painéis “Família de Retirantes” e “Menino Morto” do renomado artista plástico Cândido Portinari, com o qual obteve grande avanço em sua percepção plástica da sociedade e suas relações.

Entre os anos de 2013 e 2014, atuando como marchand de uma desenhista iniciante, aprofunda seus estudos sobre Arte Moderna e Contemporânea sob o conhecimento e as orientações de André Monteiro, arquiteto e urbanista, e também diretor e curador da Galeria Klaxon.  A partir de 2014 inicia suas criações, originando seu acervo atual.

Exposição “O surreal das sensações”

Artista plástico Rafael Zafalon

15 de julho a 25 de agosto