“Filosofísica” realiza atividade inaugural

 

Não perca a atividade inaugural do “Filosofísica” (@filo.sofisica) na quarta, dia 25 de fevereiro, às 19 horas, no Anfi Verde (IFSC).

Como em toda a atividade do Filosofísica, a participação é livre e aberta para toda a comunidade, e também, haverá bolo, café e chá para os participantes. Serão realizadas duas atividades complementares neste encontro, que são muito mais do que aparentam ser.

Primeira atividade – Investigações epistemológicas sobre a mensurabilidade em topologias euclidianas no plano: prolegômenos da fenomenologia das medidas aditivas em espaços métricos de segunda ordem

A  tradução da extensão contínua em multiplicidade discreta é frequentemente reduzida a um gesto técnico, encobrindo uma das questões mais fundamentais da filosofia das ciências. Portanto, a presente atividade situa-se nos prolegômenos da fenomenologia das medidas aditivas.

O objetivo é construir a interpretação de espaços métricos de segunda ordem para além da simples contagem para a análise das estruturas que sustentam a própria ideia de distância e proximidade.

Inspirados pela tradição matemática como uma linguagem ativa de construção da realidade, esta atividade convida o investigador a suspender as certezas do senso comum.

Segunda atividade – A caixa preta da ciência

A metáfora que intitula a atividade, popularizada pelo sociólogo da ciência Bruno Latour, refere-se aos fatos científicos e dispositivos técnicos que aceitamos como prontos, sem questionar os processos complexos (e muitas vezes caóticos) que os produziram. Quando olhamos para um termômetro, para um gráfico de aquecimento global ou para uma imagem de buraco negro, por exemplo, raramente questionamos o caminho percorrido até aquele resultado e o que ele realmente significa.
Mais do que discutir se a ciência está “certa” ou “errada”, esta atividade tem o objetivo de entender como ela é construída e validada, assim como os seus limites.

Referências:
BACHELARD, G. A epistemologia. Lisboa: Edições 70, 2001.
CARTWRIGHT, N. How the laws of physics lie. Oxford: Oxford University Press, 1983.
KANT, I. Prolegômenos a toda metafísica futura que se possa apresentar como ciência. São Paulo: Editora Vozes, 2025.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: Ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2011.

Com informações do IFSC

VEJA TAMBÉM ...