O físico Basarab Nicolescu, autor do Manifesto da Transdisciplinaridade (1999), aponta que os avanços possibilitados pela Física foram fundamentais para o cientificismo, uma ideologia que exalta a ciência como único conhecimento objetivo e verdadeiro. É também a partir da Física (mais especificamente, a partir das diferenças entre física quântica e da física clássica), que Nicolescu constrói argumentos contrários ao cientificismo e à hierarquização das disciplinas e do conhecimento. Sem pretensão de encontrarmos uma resposta definitiva, partiremos dessa obra para questionar: é necessário abrir mão da valorização da ciência e da disciplinaridade para conseguirmos construir um conhecimento transdisciplinar? E da objetividade? De que maneira a transdisciplinaridade oferece caminhos para lidarmos com a(s) realidade(s)?
O Filosofísica convida a todes para a nossa próxima atividade, que contará com uma apresentação e discussão pela Doutoranda Danielle Rocha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento será na segunda-feira, dia 29 de setembro, às 19h15, na sala F-210 do IFSC-USP (no prédio da biblioteca – não do LEF!).
Lembrando que não há pré-requisitos para participar dos eventos do Filosofísica. Pode chegar e sair na hora que quiser. Fique à vontade para participar de qualquer evento, pois não exigimos nenhum tipo de comprometimento com a presença nas atividades, mas vale lembrar que agora o Filosofísica contribui com horas em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).
Com informações do IFSC