“Integração Família e Instituição USP”. Esse foi o tema da palestra proferida aos funcionários da Prefeitura do Campus USP de São Carlos pela psicóloga e coach familiar, Lúcia Lopes.
O evento, promovido pela Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade, aconteceu nos dias 29 e 30 de junho e buscou destacar a relação saudável entre trabalho e família, evidenciando o desenvolvimento de habilidades para que os filhos tornem-se adultos responsáveis.
“Nos dias atuais, dificilmente vemos alguém preocupado com o outro. Caímos num individualismo exacerbado. Aprendemos a tirar proveito das coisas, das situações; das pessoas. E a família? A família é o primeiro núcleo da educação. Através dela podemos aprender os princípios que levaremos adiante por toda a vida e o respeito pelo próximo, que é fator fundamental para convivermos bem em sociedade”, explica Lucia.
A funcionária Natalina Giusti, que tem uma filha de 9 anos, participou da palestra. “Adorei a abordagem, porque tratou de coisas que eu realmente acredito e que são fundamentais para a formação do ser humano. São temas ligados à educação dos filhos e aos limites. Isso é muito importante porque, se a família e os filhos estão bem, nosso trabalho vai refletir isso”.
Eduardo Alberto Balestrero também achou muito válido o tema abordado. “Temos que ter humildade para aceitar o que foi exposto e dar valor ao ambiente de trabalho. Estou feliz aqui. Acho importante eventos como esse para nos conscientizarmos das mudanças necessárias”, destacou ele.
Cerca de 200 servidores da PUSP-SC participaram das duas turmas da palestra, que faz parte de um programa de conscientização do Projeto Criança Feliz. A psicóloga explica que o objetivo principal desse programa é promover a reflexão sobre as nossas atitudes perante os outros e o meio social em que vivemos. Uma reflexão pautada em princípios éticos e morais.
Quando questionada sobre qual a forma de equilíbrio entre “família e trabalho”, Lucia disse que isso acontece “quando conseguimos a resposta para a pergunta ‘Qual é a prioridade?’. A família é o fundamento de nossas relações básicas sociais, e o trabalho é fonte de satisfação de nossas necessidades econômicas e, também, de realização. Família e trabalho estão intimamente ligados pelas influências mútuas. Por isso, precisamos cuidar de ambos”, concluiu.