Seminário nesta terça (24), às 14h
A nanociência é o estudo de materiais e fenômenos em uma escala extremamente pequena (um nanômetro é cerca de mil vezes menor que a espessura de um fio de cabelo). Nessa escala, os materiais podem ter propriedades muito diferentes das que têm em tamanhos maiores. Esse efeito está sendo explorado por cientistas para construir dispositivos que podem resultar em tecnologias mais eficientes para aplicação no dia-a-dia.
O pesquisador e professor Dr. Jean-Michel Nunzi estuda essas propriedades e proferirá seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) onde “apresentará alguns resultados recentes de pesquisas colaborativas destinadas a explorar os benefícios das perovskitas [um cristal especial], do grafeno e dos fotodetectores plasmônicos para detectar e captar luz, bem como o desenvolvimento de dispositivos de três terminais sensíveis a íons usando nanofios de dióxido de titânio para detecção de glicose ou arsênico”, informa.
Além atuar junto ao Departamento de Física, Engenharia Física e Astronomia e o Departamento de Química na Queen`s University (Canadá), Nunzi é professor pesquisador no Instituto de Pesquisa de Nanomateriais da Kanazawa University (Japão). Suas principais áreas de pesquisa são: óptica e fotônica, micro e nanoeletrônica, auto-organização, energias renováveis e sustentabilidade.
A professora Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule, responsável pelo Grupo de Materiais e Dispositivos Eletroquímicos do IQSC-USP coordena a visita do pesquisador ao Instituto.
Agende:
“Graphene and Nanostructured Bio- and Photo-detectors”
24/09/2024, 14h, anfiteatro “Prof. Robert Ange Marie Camille De Groote” do IQSC-USP
(último piso superior do edifício Q1)
Aberto aos interessados, o seminário será proferido em inglês..
Certificado aos participantes.
Inscrições: no site do IQSC