Grupo Sobrevento apresenta teatro para bebês com entrada gratuita e conta com apoio do TUSP de São Carlos e do Centro Cultural

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o Grupo Sobrevento estará na cidade de São Carlos para realizar o Projeto Terra – Teatro para Bebês.

O espetáculo Terra, recomendado para crianças de 0 a 3 anos de idade, será apresentado com entrada gratuita no dia 17 de novembro (domingo) em duas sessões: a primeira terá início às 10h e a segunda às 11h30, no TUSP/Centro Cultural USP, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – São Carlos. No dia 18 de novembro (segunda-feira), haverá sessões para escolas públicas, mediante agendamento. Cada apresentação dura em média 30 minutos e pode ser acompanhada por até 80 espectadores, entre bebês, pais e educadores. Os ingressos podem ser retirados meia hora antes, no local.

Sinopse

Uma mulher pisa na terra. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Dela, desenterra os seus segredos, as coisas pequenas de que é feito o amor que cultivamos na terra. Inspirada na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano. O mote são os objetos e a memória que todo ser humano, mesmo bebê, tem. Memórias guardadas, enterradas, desenterradas, escondidas, reveladas, dançam em um círculo de terra escura e úmida. Sandra Vargas apresenta-se na companhia de dois músicos, que tocam, ao vivo, violão e violoncelo.

No dia 16 de novembro, sábado, das 9h30 às 16h30, o Sobrevento coordenará uma oficina gratuita de Teatro para Bebês, no mesmo local, direcionada a artistas e educadores. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail info@sobrevento.com.br. A oficina abordará o processo de criação do Sobrevento e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética, e não didática, com este público. Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês – a interlocução com programadores, pais e professores, a necessidade de monitores que acompanhem as apresentações. O projeto tem o apoio do Centro Cultural USP e do Teatro da USP – São Carlos, a produção local de Ana Luiza Bruno, e é realizado pelo Edital Lei Paulo Gustavo SP Nº 20/2023 do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas -, e Governo Federal – Ministério da Cultura.

Com informações do TUSP São Carlos

VEJA TAMBÉM ...