Até o dia 16 de junho é possível colaborar na campanha de financiamento coletivo do projeto Garatéa E, desenvolvido pelo grupo Zenith Aerospace da USP em São Carlos e que levará diversos experimentos escolares à estratosfera por meio de um balão de alta altitude. A primeira sonda desse perfil, a Garatéa E 2017, transportou experimentos científicos elaborados por mais de 200 alunos escolas brasileiras, tanto públicas como privadas. Agora, o grupo busca colaboração para financiar a nova edição da atividade.
O ambiente estratosférico, devido a suas características ambientais, assemelha-se ao ambiente espacial. Temperatura, pressão e radiação são alguns fatores extremos nessa região da atmosfera, formando um conjunto interessante para diversos estudos. O grupo Zenith dirige seu foco principalmente para estudos de sobrevivência de microorganismos, mas as crianças participantes da Garatéa E 2018 serão livres para praticar sua criatividade e propor experimentos inovadores, envolvendo praticamente qualquer área do conhecimento.
O projeto tem como principal objetivo a divulgação da ciência e engenharia, inspirando jovens do Brasil a buscar conhecimento nessas áreas. O grupo acredita que, abrindo esse espaço ao público, centenas de crianças serão inspiradas a seguir o rumo da pesquisa tecnológica em suas vidas. Investir no projeto é investir no potencial científico brasileiro e no futuro do setor aeroespacial do País, além de inspirar novas gerações.
As escolas que já se inscreveram têm até o dia 30 de junho para encaminhar os experimentos, que serão lançados à estratosfera no dia 11 de agosto. Veja outros detalhes e faça sua contribuição clicando aqui.
Mais informações:
Grupo Zenith
E-mail: zenith.eesc@gmail.com
Site: www.zenith.eesc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC
Imagem: Grupo Zenith