Criar aplicativos ou sites relacionados à Fake News e a importância do letramento crítico e midiático é o objetivo do Hackathon WiT, um evento gratuito que reunirá quem se identifica com o gênero feminino e está cursando graduação ou pós-graduação em qualquer universidade.
A iniciativa acontecerá presencialmente no Espaço Primavera (bloco E1 – EESC), na USP de São Carlos, dia 24 de maio, sábado, com início às 8 horas e previsão de término às 18h30.
Para participar, basta se inscrever até dia 10 de maio clicando aqui.
Organizado pelo grupo de extensão WiT, o evento oferece 30 vagas. Cada participante será alocada em um time formado por até três integrantes. Mas não é preciso ter um time formado para se inscrever, assim como não é necessário ter qualquer conhecimento técnico prévio.
Todas as inscritas serão convidadas para participar de um evento online preparatório, que acontecerá dia 17 de maio (sábado) a partir das 8 horas. Nesse dia, as inscritas terão a oportunidade de assistir a palestras e workshops sobre diversos temas como, por exemplo, Git/Github, Figma, Pitch e dicas para aproveitar o Hackathon.
A presença no evento online não é obrigatória, mas as organizadoras recomendam que as inscritas participem a fim de que se preparem melhor para o Hackathon e obtenham mais informações sobre o tema (Fake News e a importância do letramento crítico e midiático).
Todo o conteúdo do dia 17 de maio será disponibilizado online posteriormente.
Sobre o WiT: Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o grupo tem como missão incentivar a presença feminina nas áreas de ciências e tecnologia, que tradicionalmente são vistas como majoritariamente masculinas. Coordenado pela professora Sarita Bruschi, do ICMC, o grupo busca discutir a falta de representatividade feminina e incentivar mais mulheres a ingressarem nessas áreas do conhecimento por meio da realização de eventos, reuniões e debates.