A implantação da USP em São Carlos começa no ano de 1948, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Efetivamente, as atividades tiveram início cinco anos depois, com a primeira aula proferida no dia 18 de abril de 1953, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.
Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário.
No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia vão se multiplicando e, como resultado de um transbordamento, o Campus passa a contar com outras unidades de ensino. Isso acontece no começo da década de 70, quando quatro departamentos da EESC deram origem a mais duas importantes unidades universitárias:
– o Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (ICMSC), que surgiu da união dos Departamentos de Matemática e de Ciências de Computação
– e o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), formado, então, pelo Departamento de Física e Ciência dos Materiais e pelo Departamento de Física e Química Molecular.
Mais tarde, em 1994, o IFQSC se divide, resultando na criação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Em 1998, o ICMSC muda de nome e passa a ser chamado de Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
A última unidade a ser criada, também como fruto da consolidação das atividades desenvolvidas na área, foi o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), aprovado em dezembro de 2010 .
Hoje, essas cinco unidades de ensino – EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC -, somadas à Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e a outros órgãos de apoio, formam a USP-São Carlos.
Com o crescimento de sua estrutura ao longo dos anos, o campus universitário também ficou limitado. Em virtude disso, em 2001, teve início o processo de expansão para uma segunda área. Popularmente chamado de Campus 2 e com mais de 100 hectares, o local foi oficialmente inaugurado em 4 de novembro de 2005, ano em que passou a incorporar as atividades acadêmicas da Universidade na cidade. Outra área pertencente à USP está localizada junto à Represa do Lobo (Broa), no município de Itirapina, onde está instalado o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA).
……………….. | |
|+| |
NÚMEROS DO CAMPUSAlunos de Graduação: 4.822 (atualizados em junho de 2024) |
» Estrutura e organização do Campus
» Vídeo Institucional
» Ver mais dados estatísticos
» História da Universidade
» Regimento do Campus
» A Cidade de São Carlos – Capital da Tecnologia