ICMC oferece oportunidades de aprendizado para quem tem 60 anos ou mais

A USP está ciente da grave crise decorrente do avanço do covid-19 no país e está tomando as providências necessárias para a proteção de sua comunidade. O cenário do avanço da doença está sendo analisado em sintonia com as autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais.

Por isso, essa atividade está suspensa temporariamente. Assim que houver a retomada dessa atividade, faremos uma nova divulgação no site do ICMC. Enquanto isso, acompanhe as notícias em coronavirus.usp.br, site que reúne informações sobre decisões e ações da Universidade sobre o tema, bem como orientações sobre como se prevenir em relação ao vírus.

Aulas que ensinam a operar smartphones e tablets estão entre as mais buscadas

Algumas atividades são exclusivas para quem tem mais de 60 anos

Os idosos da região de São Carlos, no interior de São Paulo, têm à disposição uma série de atividades oferecidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP: podem aprender a utilizar smartphones ou tablets, adquirir informações básicas de informática e, ainda, aprofundar os conhecimentos em computação, matemática e estatística.

Há opções que são especialmente voltadas a esse público – como o curso Práticas com Tablets e Celulares e o curso Informática Básica para a Terceira Idade. Os dois cursos são gratuitos e os únicos pré-requisitos são: saber ler e ter 60 anos ou mais. Solicita-se também que os participantes tragam, na primeira aula, doações de kits de higiene para os asilos da cidade, que podem ser compostos por pelo menos dois dos seguintes itens: aparelho de barbear descartável, desodorante (aerosol ou spray), shampoo, condicionador e hidratante corporal.

Além disso, há 16 disciplinas em que os idosos podem se matricular e participar das aulas junto com os estudantes de graduação do Instituto. A seguir, confira como se inscrever em cada uma dessas oportunidades.

Práticas com tablets e celulares – Um dos cursos mais procurados pelos idosos é o de Práticas com Tablets e Celulares, em que os participantes têm a oportunidade de aprender a utilizar as redes sociais, tirar fotos e gravar vídeos, além de usar aplicativos que podem facilitar o dia a dia. São oferecidas duas turmas com 20 vagas cada uma: uma para iniciantes, com conceitos básicos, e um segundo módulo mais avançado.

As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras à tarde, com início dia 26 de fevereiro e término em 24 de junho. Para participar, é necessário trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android 4.4 ou superior.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na quarta-feira, 12 de fevereiro, e as vagas são limitadas. As senhas serão distribuídas a partir das 8 horas na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000, no bloco 4. Caso existam vagas remanescentes, mais senhas serão entregues a partir das 14 horas na mesma sala.

Para fazer a inscrição, os interessados devem trazer RG, CPF e o celular ou tablet que utilizarão no curso já que, nesse momento, os idosos farão uma avaliação para saber qual módulo (básico ou avançado) é mais apropriado para cada indivíduo. Essa avaliação levará cerca de 30 minutos ou mais. Por isso, não é possível fazer a inscrição em nome de outra pessoa.

Informática Básica para a Terceira Idade – Já o curso Informática Básica para a Terceira Idade começará no dia 15 de abril e acontecerá até 3 de junho. Nas aulas, que também serão às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, os alunos aprendem, entre outras coisas, a navegar na internet com segurança, podendo até mesmo utilizar serviços bancários online, enviar e receber e-mails.

Há 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas pessoalmente, entre o dia 30 de março e o dia 3 de abril, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, também na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000.

Aulas com os jovens – Já os idosos que desejam aprofundar os conhecimentos nas áreas de computação, matemática e estatística, além de trocar informações e experiências com os jovens, podem se inscrever em uma das disciplinas que são oferecidas nos cursos de graduação do ICMC. O único pré-requisito para participar é ter, pelo menos, ensino médio completo.

No total, há vagas em 16 disciplinas, que abordam diferentes conteúdos, como o funcionamento de computadores, cálculo, programação, psicologia da educação, entre outros (clique aqui e confira a lista completa das disciplinas e os horários em que cada uma é oferecida). As inscrições também devem ser realizadas pessoalmente, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na área de comunicação e eventos do ICMC, na sala 4-000.

Programa – Essas atividades oferecidas aos idosos fazem parte do programa USP Aberta à Terceira Idade, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Criado pela professora Ecléa Bosi, o programa completou 25 anos de atividades ininterruptas e proporciona um intercâmbio geracional com os alunos da Universidade, criando um polo de discussão sobre o tema do envelhecimento, com atividades e parcerias que vão além das disciplinas abertas especificamente a esse público.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Saiba mais
Veja todas as oportunidades oferecidas aos idosos no campus da USP, em São Carlos: http://prceu.usp.br/3idade/sao-carlos/