Inscreva-se em atividade extensionista: desenvolvendo habilidades de pensamento computacional e lógico na educação básica

Estudantes de graduação da USP São Carlos podem se inscrever na iniciativa até sexta-feira, dia 18 de julho, pelo Sistema JupiterWeb

 

As atividades do projeto começam dia 1o de agosto e se estendem até fevereiro de 2026 (crédito da imagem: Ana Santiago).

 

Desenvolver nos jovens e crianças de escolas públicas de São Carlos habilidades de pensamento computacional e lógico. Esse é o objetivo de um projeto de extensão que têm trazido muitos impactos positivos para a comunidade escolar da cidade e que está em busca de mais estudantes de graduação da USP que possam contribuir com a expansão da iniciativa.

“Os alunos extensionistas podem aplicar seus conhecimentos de forma prática e ganhar experiências enriquecedoras para sua formação acadêmica e profissional”, revela a coordenadora da iniciativa, a professora Cynthia de Oliveira Lage Ferreira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Para se inscrever nesta oportunidade, basta ser um estudante de graduação da USP São Carlos e acessar o Sistema JupiterWeb da USP, até a próxima sexta-feira, 18 de julho, manifestando seu interesse em fazer parte da atividade extensionista Aprendendo Python, Scratch e robótica como forma de desenvolver habilidades do pensamento computacional e lógico. É recomendado ter noções básicas de linguagem de programação e afinidade com ensino, mas esses não são pré-requisitos obrigatórios. Há 15 vagas disponíveis.

As atividades do projeto começam dia 1o de agosto e se estendem até fevereiro de 2026. Além do enriquecimento pessoal e acadêmico, os estudantes terão a oportunidade de agregar mais horas de extensão ao currículo, requisito obrigatórios para ingressantes a partir de 2023.

Conheça o projeto Voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também do ensino médio, o projeto oferece aulas usando a linguagem de programação Python, além de ferramentas como Scratch, e atividades de robótica, em parceria com professores das escolas estaduais que são parceiras da iniciativa. As aulas ocorrem semanalmente, com duração de 1h40, e contam com a participação ativa dos estudantes de graduação da USP na preparação das atividades.

Cynthia explica que, ao participar da iniciativa, os estudantes da USP também contribuem para que os alunos da educação básica passem a vislumbrar a possibilidade de ingressar na USP. “Muitos ainda acreditam que a Universidade não é um lugar acessível para eles. No entanto, com essa nossa aproximação, eles passam a perceber que estudar na USP está ao alcance deles. Essa mudança de perspectiva não apenas os motiva, mas também os faz enxergar um futuro mais promissor e cheio de possibilidades. O impacto desse trabalho na escola é, sem dúvida, profundo e extremamente positivo”, finaliza a professora.

 

Estudantes de graduação da USP que desejam participar da atividade extensionista devem se inscrever até a próxima sexta-feira, 18 de julho (crédito da imagem: Ana Santiago).

 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Com informações de Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica

 

Mais informações
Confira como foram as edições anteriores do projeto nas reportagens publicadas no site do ICMC:

Dúvidas? Enviei uma mensagem para cynthia@icmc.usp.br

VEJA TAMBÉM ...