Seleção é aberta a toda comunidade interna e externa da Universidade e as inscrições devem ser feitas por meio eletrônico até o dia 22 de novembro
Até o dia 22 de novembro, estão abertas as inscrições do concurso para seleção do logotipo do Instituto de Geociências (IGc) da USP. A diretoria do instituto publicou no dia 22 de outubro o edital do concurso, que escolherá o logotipo que irá compor a identidade visual da unidade. O concurso é aberto a participantes da comunidade externa ou interna da USP (servidores docentes e não docentes, estudantes, pesquisadores). A única exigência é que os participantes tenham mais de 18 anos e não tenham vínculos com membros da Comissão Julgadora. As propostas submetidas podem ser individuais ou coletivas, sendo que no caso de criação coletiva apenas um integrante do grupo realiza a inscrição como representante legal do grupo.
Na proposta, os interessados devem seguir alguns requisitos. Primeiro, deve conter, preferencialmente, as siglas “IGc” (letras “I” e “G” maiúsculas; letra “c” minúscula) e “USP” separadas, ou a sigla “IGc-USP” ligada apenas por hífen e, opcionalmente, o nome da unidade por extenso, em maiúsculas ou com as letras “I” e “G” maiúsculas. O logotipo também deve se basear em elementos oficiais de identidade visual e imagem institucional da USP. O projeto pode conter também elementos que simbolizam e distinguem o Instituto, como as palavras-chave “Geologia” e “Sistemas da Terra”.
Para se inscrever, os interessados devem acessar e preencher o formulário eletrônico disponível no edital e no site do IGc. A proposta deve ser enviada por meio digital — através do formulário — e contendo a arte com o logotipo nas versões colorida; monocromática; preto e branco, em formato PNG (transparente) e também em formato vetorizado. As artes não podem ser assinadas nem conter qualquer elemento que comprometa o anonimato. A identificação da proposta deve ser feita apenas no formulário e nas declarações solicitadas pelo edital.
A avaliação será feita pela Comissão Julgadora, composta pela diretora e vice-diretor do IGc-USP; três servidores técnico-administrativos, indicados pela diretoria; dois representantes docentes do IGc-USP, indicados pela diretoria; um representante discente da graduação e um representante discente da pós-graduação. Serão seguidos os critérios comunicabilidade, criatividade, originalidade e aplicabilidade, descritos no edital. A Comissão divulgará apenas a proposta vencedora até o dia 02 de dezembro.
O logotipo escolhido passará a ser adotado como marca oficial do IGc-USP e poderá ser utilizado como identidade visual nas mais variadas peças institucionais e meios de comunicação, tanto físicos como digitais do instituto. O trabalho vencedor receberá um certificado e uma premiação pelo mérito artístico no valor de R$ 1.000,00. O valor da premiação virá de doação voluntária de docentes do IGc.
O titular da inscrição receberá, no e-mail cadastrado, mensagem automática confirmando o recebimento da proposta. Em caso do não recebimento da confirmação, após 72 horas do envio da proposta, estes deverão entrar em contato pelo e-mail comunicaigc@usp.br.
Para mais informações, acesse o edital neste link. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: comunicaigc@usp.br.
Por Carolina Borin – Jornal da USP