IV Workshop de Integração dos Novos Docentes (IV WIND) do IQSC

Evento acontece dia 21, com almoço por adesão

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) realiza nova edição do Workshop de Integração de Novos Docentes (IV WIND), que acontece no dia 21 de junho.

Os objetivos do evento são:  dar as boas-vindas às pesquisadoras, apresentando a missão, objetivos e valores institucionais e informar sobre as estruturas administrativas institucionais que podem colaborar com o trabalho das novas integrantes e criar oportunidade para que os participantes conheçam as novas docentes e seus trabalhos, melhorando a comunicação interna e estimulando possíveis parcerias.

O workshop é organizado pela Diretoria do IQSC com o apoio da professora Janete Harumi Yariwake.

Programação

8h30 – Abertura, com o Diretor do IQSC, professor Hamilton Varela

8h45 – “Impressão 3D de enxertos ósseos a base de biopolímeros”, com a professora Bianca Chieregato Maniglia

“A recente evolução da tecnologia de impressão 3D tem possibilitado o desenvolvimento de estruturas precisas e complexas para a regeneração de tecido ósseo. Entre as diversas opções de composição, as estruturas de hidrogel à base de biopolímeros naturais apresentam vantagens como biodegradabilidade e biocompatibilidade. No entanto, esses biopolímeros, especialmente o amido, possuem limitações em termos de reologia e propriedades mecânicas. Técnicas consideradas como “verdes” como tratamentos físicos e químicos podem aprimorar a funcionalidade desses biopolímeros. Adicionalmente, enxertos ósseos podem se tornar ativos pela incorporação de aditivos capazes de regular os processos de formação e reabsorção óssea. Nesse contexto, esta palestra tem como objetivo apresentar o projeto que vem sendo desenvolvido sob responsabilidade da Profa. Bianca, que concentra na aplicação dessas tecnologias verdes para a modificação do biopolímero amido, com ênfase na sua utilização na impressão 3D de enxertos ósseos. Além disso, o projeto implica na funcionalização desses enxertos à base de amido por meio da adição de nanopartículas de hidroxiapatitas substituídas com diferentes porcentagens de íons estrôncio. O projeto conta com financiamento FAPESP (2020/08727-0).”

9h15 – “Novas tecnologias híbridas de tratamentos de gases acoplados a Processos Eletroquímicos Oxidativos Avançados”, com a professora Fernanda de Lourdes Souza

“A crescente preocupação ambiental com a presença de compostos orgânicos voláteis (VOCs) se deve ao fato destes compostos serem muito nocivos à saúde e estarem envolvidos em reações fotoquímicas, sendo precursores de ozônio acarretando ameaças ambientais, como aquecimento global, chuva ácida etc. Torna-se necessário portanto, configurar um processo de tratamento destes gases que levem a sua eliminação ou a sua conversão em produtos de valor agregado. Tecnologias híbridas surgem como alternativa promissora aos processos convencionais de tratamento destes gases, contornando as limitações destes processos, como a formação de sub-produtos indesejáveis, a fim de alcançar melhores eficiências. Desta forma, este projeto propõe uma nova concepção de sistema de tratamento de gases poluentes baseados no acoplamento do processo de absorção aos Processos de Oxidação Avançada, em particular àqueles baseados nos processos eletroquímicos. A avaliação da eficiência e a seleção da tecnologia híbrida apropriada para a redução de VOCs dependerá do estudo de diversos fatores, como concentração e natureza dos compostos, da taxa de fluxo do gás, configuração dos reatores, processos mediados, presença de catalisadores, além da robustez, segurança e considerações econômicas.”

9h45 – “Novos sensores e biossensores para auxílio de diagnóstico médico”, com a professora Laís Canniatti Brazaca

“O avanço recente em tecnologias bioanalíticas tem impactado de maneira significativa na precisão, acessibilidade e rapidez de diagnósticos médicos. Biossensores, em especial, tem se destacado principalmente por realizarem determinações in situ, descentralizando as análises, possibilitarem a integração com outras tarefas em dispositivos miniaturizados (ex.: extração e concentração de biomoléculas, descarte de resíduos), e por utilizarem recursos e equipamentos simples, portáteis e acessíveis (ex.: celular). Nesta apresentação, Laís apresentará sua trajetória acadêmica, expor suas principais e mais recentes contribuições à área de biossensores e bioanalítica e discutir futuras linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no Instituto de Química de São Carlos. Entre os diferentes dispositivos a serem apresentados, algumas vertentes serão destacadas: 1) os dispositivos vestíveis, capazes de realizar determinações de biomarcadores em tempo real a partir de sistemas miniaturizados de coleta e análise de amostra; 2) os dispositivos eletroquímicos baseados em impressão 3D, que permitem versatilidade e possuem grande potencial de integração com diferentes sistemas; e 3) os que fazem uso de técnicas simples e/ou materiais de baixo custo para a construção de dispositivos acessíveis. Serão abordados, ainda, o uso de nanomateriais e de inteligência artificial para a criação de estratégias bioanalíticas novas e/ou melhoradas.”

10h15 – intervalo

10h40 – Mesa Redonda: “Possíveis contribuições para o futuro do IQSC”
Participantes: novas docentes – professoras Bianca Maniglia, Fernanda Souza, Laís Brazaca; o Diretor do IQSC, professor  Hamilton Varela e o Vice-Diretor do IQSC, professor  Carlos Alberto Montanari.
Mediação: professora Janete Yariwake.

12h – encerramento do IV WIND

Após o evento haverá almoço por adesão.  Os interessados devem solicitar informações e fazer a reserva até a segunda-feira que antecede o evento, com o Sra. Claudia Amato na diretoria do IQSC.

Novas Docentes do IQSC. Fotos: acervo das pesquisadoras.

Agende

IV Workshoop de Integração de Novos Docentes do IQSC
19/06/2023 (segunda-feira)
. Prazo final para reservas e informações – Almoço por adesão.
. Contato: (16) 3373-9900 ou secdir@iqsc.usp.br – assunto: “IV Wind – adesão”
21/06/2023 (quarta-feira)
. Evento – das 08h30 às 12h no anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do Q1) do IQSC
. A seguir, almoço por adesão

Por Sandra Zambon/Comunicação IQSC

VEJA TAMBÉM ...