A obra Topografia para Engenharia (Elsevier, 2015, 432 páginas, R$ 150,90) dos professores do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Paulo Cesar Segantine e Irineu da Silva, está entre as 10 finalistas da categoria Engenharias, Tecnologias e Informática do 58º Prêmio Jabuti. O resultado dos ganhadores será divulgado no dia 11 de novembro.
O livro aborda as principais teorias e técnicas da área de geomática no âmbito das ciências exatas, com destaques para a engenharia civil e a engenharia de agrimensura. Fundamentalmente é um material de apoio para as disciplinas relacionadas à área no ensino superior de graduação e pós-graduação.
Os assuntos tratados abrangem os conceitos fundamentais da geomática, com ênfase na topografia e na geodésia, relacionam e discutem os detalhes técnicos dos principais equipamentos de medição, descrevem os métodos e técnicas disponíveis para a coleta de dados em campo e seu georreferenciamento, além de tratar das aplicações de tais métodos e técnicas no desenvolvimento de projetos e trabalhos práticos do engenheiro.
Sobre o prêmio
Há 58 anos premiando os melhores talentos do livro brasileiro, o título dá aos vencedores o lastro da comunidade intelectual acadêmica, além de destacar a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção. Ao todo são premiadas as três melhores obras em 27 categorias distintas.
Mais informações:
Professores Paulo Cesar Segantine e Irineu da Silva
E-mails: seganta@sc.usp.br e irineu@sc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC