Livro sobre substâncias húmicas e matéria orgânica natural será lançado no IQSC

Você já se imaginou picando dinheiro e usando como adubo? Calma! Ninguém está louco não. Um projeto pioneiro resultado de uma parceria entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Banco Central do Brasil (BC) em Belém, estudou a possibilidade de dar um melhor destino a cerca de 11 toneladas de cédulas de real trituradas mensalmente, descartadas em lixão. A proposta verificou se e como poderiam ser transformadas em adubo orgânico para uso direto na agricultura e como substrato para germinação de sementes.

Em 324 páginas o livro apresenta o resultado de 28 pesquisas realizadas. Foto: Sandra Zambon

Outra pesquisa avaliou a possibilidade de uso daquele lodo (o nome certo é turfa) encontrado em locais alagadiços e que se forma a partir de restos vegetais, como agente removedor de metais potencialmente tóxicos.

Os resultados destas e de outras pesquisas foram apresentados na 11ª edição do Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas (EBSH), realizado em 2015 e presidido pela Profa. Dra. Eny Maria Vieira, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo.

As pesquisadoras Profa. Dra. Eny Maria Vieira,  Dra. Fernanda Benetti e Lívia Botacini Favoretto Pigatin, todas do IQSC e a Profa. Dra. Deborah Pinheiro Dick da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, selecionaram  alguns trabalhos apresentados e organizaram o livro “Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural”, editado pela RiMa Editora com o apoio da FAPESP.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2017, sexta-feira, das 15 às 17 horas,  na biblioteca do IQSC, ocasião em que os participantes poderão adquirir exemplar da obra.  Estarão presentes as pesquisadoras e organizadoras do livro.

Os trabalhos

Segundo a coordenadora do Grupo Brasileiro da International Humic Substances Society, Profa. Dra. Débora Pinheiro Dick, “foi alto o nível das palestras e trabalhos apresentados, mantendo-se a tendência observada nos EBSH`s anteriores e confirmando a excelência da pesquisa brasileira na área de substâncias húmicas e matéria orgânica”.

O caráter interdisciplinar dessa área de estudos foi evidenciado nos temas apresentados: técnicas de caracterização, interações de substâncias húmicas com contaminantes ambientais e aplicação na remediação ambiental, sequestro de carbono e ciclagem de nutrientes, produtos a base de substâncias húmicas, nanotecnologia e biochar.

Lançamento do livro

“Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural”

15/12/2017, 15 às 17 horas, biblioteca do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1

Aberto ao público gratuitamente

Contato: (16) 3373-9619

 

Por Sandra Zambon (IQSC)

 

VEJA TAMBÉM ...