Mais de 7.300 novos estudantes são beneficiados no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

Programa concede auxílios no valor de R$ 800 mensais a alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade que valem para toda a duração do curso; no total, 15 mil bolsas são concedidas atualmente

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em 2024, o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) beneficiou 7.304 mil novos estudantes de graduação e de pós-graduação com vulnerabilidade socioeconômica, segundo dados divulgados pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

O PAPFE integra a política de permanência da Universidade e visa dar suporte a estudantes de graduação e de pós-graduação em condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da concessão de benefícios.

O programa foi estruturado para atender até 15 mil estudantes, de maneira concomitante, ao longo de todo o curso. Com a conclusão de cursos de parte dos beneficiários com os auxílios, anualmente, a PRIP abre processos de inscrição, avaliação da condição socioeconômica e concessão da quantidade de auxílios disponíveis com intuito de atender ao máximo à demanda de ingressantes e dos demais estudantes da Universidade.

Neste ano, o programa teve 11.027 inscritos, com previsão de concessão de 6.505 auxílios – para completar os 15 mil auxílios totais do programa. O assessor da PRIP, Felipe de Souza Tarábola, que também é professor da Faculdade de Educação (FE), explica que “o trabalho da PRIP em melhorias na moradia estudantil e a destinação das vagas exclusivamente a estudantes regularmente matriculados resultaram em mais quartos aptos à distribuição, com maior concessão de auxílios parciais, o que permitiu que chegássemos a 7.304 beneficiados”.

O valor integral do auxílio é de R$ 800 e, para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio parcial é de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus. Em 2024, 6.295 receberam auxílio integral e 1.009 auxílios parciais foram concedidos.

6.295 estudantes receberam auxílio integral de R$ 800 mensais

1.009 estudantes receberam auxílio parcial de R$ 300

Perfil dos contemplados:

A média da renda per capita dos contemplados é de R$ 834,90. Do total de 7.304 estudantes beneficiados com os auxílios, 47,6% têm renda per capita de menos de meio salário mínimo; 48,2% entre meio e um salário mínimo; e 4,1% entre um e 1,5 salário mínimo paulista. No quesito raça/cor, metade dos contemplados (50%) são pretos, pardos e indígenas; 47,8% são brancos; 1,7% pertencem à categoria amarela.

Aperfeiçoamento

No ano passado, o PAPFE passou por uma grande reformulação, aumentando em 58% os recursos destinados à permanência estudantil, unificando e substituindo benefícios que antes eram oferecidos separadamente, estendendo o benefício aos estudantes de pós-graduação e estabelecendo a concessão do auxílio para todo o período de conclusão do curso, sem necessidade de reavaliações anuais.

Em 2024, após várias rodadas de avaliação do programa e uma consulta aberta à comunidade uspiana, o processo de seleção para o PAPFE foi aperfeiçoado. O questionário de avaliação da condição socioeconômica também foi revisado e tornado público, inclusive quanto às pontuações potencialmente atribuídas a cada questão. Além disso, o aluno passou a ter acesso ao resultado de sua avaliação no sistema.

Ana Lúcia Duarte Lanna – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“O processo participativo que consolidou essas alterações ampliou a transparência do PAPFE. A comunidade da USP colaborou para mais uma importante etapa de consolidação da política de permanência estudantil, reconhecendo sua relevância na construção de uma universidade mais diversa e inclusiva”, afirma a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna.

O valor integral do auxílio é de R$ 800 e, para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio parcial é de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus. Em 2024, 6.288 receberam auxílio integral e 1.009 auxílios parciais foram concedidos.

Concurso

Em abril, a PRIP convidou os estudantes beneficiários do PAPFE a enviarem vídeos sobre o impacto e os benefícios do programa para suas trajetórias universitárias.  Foram recebidos 168 depoimentos, que foram compilados neste vídeo que pode ser assistido a seguir:

Provão Paulista e USP Diversa

Além do PAPFE, cerca de 450 alunos aprovados no Provão Paulista, com renda familiar inferior ou até um salário mínimo e meio, receberam uma bolsa permanência de R$ 800 mensais, com vigência até o fim do curso. Esses auxílios são resultado do convênio firmado entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a USP. Neste ano, a USP recebeu 1.364 estudantes de escolas públicas aprovados no Provão Paulista.

O programa USP Diversa – iniciativa para captar doações de pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em financiar bolsas para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica – prevê conceder, neste ano, em torno de 100 novos auxílios nos valores mensais de R$ 800.

Em março deste ano, foi lançado o Fundo USP Diversa, um fundo patrimonial dedicado exclusivamente ao programa de concessão de bolsas de permanência estudantil da USP. Com um aporte inicial de R$ 5 milhões, o projeto já é considerado o maior fundo de bolsas-permanência do País.

Texto: Adriana Cruz
Arte: Diego Facundini