Alunos de graduação e de pós-graduação da USP em São Carlos podem se inscrever na prova seletiva do ICMC
Se você quer representar o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na próxima Maratona Brasileira de Programação deve se inscrever até sábado, 18 de agosto, no processo seletivo que ocorrerá no Instituto. A seleção será realizada dia 19 de agosto, domingo, a partir das 14 horas, quando os estudantes serão desafiados a resolver, individualmente, vários problemas de programação durante, no máximo, cinco horas.
Os 18 melhores colocados estarão classificados para formar equipes compostas por três alunos que irão representar o ICMC na etapa regional da Maratona, que acontece no dia 15 de setembro em Piracicaba. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP, em São Carlos, independentemente do curso em que estejam matriculados. Também é preciso ter iniciado os estudos universitários em 2014 ou posteriormente, levando-se em conta a entrada no primeiro curso de graduação, ou ter nascido a partir de 1995 (confira os critérios neste link). Além disso, o estudante deve se cadastrar no portal Codeforces e se inscrever na seletiva por meio deste formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/0fc9c. A seleção do dia 19 será realizada no laboratório 6-303 do ICMC.
Além de todo o aprendizado que a participação em uma maratona de programação propicia aos estudantes, outra vantagem de se tornar um competidor é que a maioria das grandes empresas da área de tecnologia, como Google e Facebook, por exemplo, aplicam em seus processos de seleção questões muito similares às que aparecem nas maratonas. Dessa forma, participar das disputas passa a ser também uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
No ano passado, um dos times do ICMC conquistou o segundo lugar entre as equipes brasileiras que participaram da Maratona, o que assegurou também a obtenção da terceira melhor colocação entre os competidores da América Latina. O resultado garantiu, ainda, o direito de participar da final mundial da competição em Beijing, na China, onde a equipe ficou em 56º lugar. “Ficamos honrados por poder representar o ICMC e o Brasil nessa importante competição “, disse Samuel Ferreira, um dos membros do time.
Além de Samuel, fizeram parte da equipe – chamada Trei Linha – Lucas Pacheco e Rodrigo Weigert, todos eles estudantes do curso de Ciências de Computação do ICMC e membros do Grupo de Estudos para a Maratona de Programação (GEMA). Criado em 2007, o GEMA realiza, durante todo ano, treinamentos em laboratório e reuniões semanais.
Time de ouro do ICMC em 2017 participou da final mundial da competição em Beijing
Mais informações:
Site da Maratona de Programação: http://maratona.ime.usp.br/
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/0fc9c
Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc/
Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação