Participação ativa do aluno e do professor na construção do conhecimento; essa é a ideia geral a que o termo “método investigativo” remete. Quais são os parâmetros necessários para que esse método tenha êxito no ensino de Química?
Essa e outras questões serão abordadas pelo Prof. Dr. Luiz Henrique Ferreira, na próxima terça-feira (31/5), às 16h, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.
A palestra tem como público alvo os alunos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (P.A.E.) do IQSC-USP, mas é aberta à participação de todos os interessados, gratuitamente.
O palestrante é pesquisador junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) e orienta pesquisas principalmente sobre formação de professores de Química, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos e experimentação para o ensino. Também é revisor de várias publicações, dentre elas: Química Nova na Escola e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (P.A.E.) foi instituído pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) em 2005, com o objetivo principal de aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação. Sendo assim, é obrigatória a participação dos alunos P.A.E.-IQSC e as ausências requerem justificativa expressa. No IQSC, o programa é coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Canduri.
Para saber mais sobre o pesquisador: http://www2.ufscar.br/interface_frames/index.php?link=http://www.dq.ufscar.br
Para saber mais sobre o P.A.E.: http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/pae/o-que-pae
SERVIÇO
Palestra: “Métodos investigativos no ensino de Química”
Prof. Dr. Luiz Henrique Ferreira (UFSCar)
31/05/2016 – terça-feira, 16h, anfiteatro térreo do IQSC/USP
Av. Trabalhador são-carlense, 400
Inscrições: www5.iqsc.usp.br/eventos
Informações: (16) 3373-9909 com Gustavo